Como e onde armazenar especiarias
Andréa Potsch




As regras para armazenamento de especiarias para que elas durem por mais tempo mantendo suas qualidades organolépticas são muito simples:

Especiarias devem ser guardadas em local escuro, longe da umidade, do calor excessivo e em vidro ou pote bem fechado.

O erro mais comum é o armazenamento das especiarias perto do fogão. Aquele lindo rack fica mais bonito ainda decorando a bancada perto do fogão, não é? Afinal pagar caro por um deles e guardar dentro do armário não faz sentido! Por isso recomendo colocar ali somente as especiarias de uso diário, aquelas baratas e comuns que encontramos em qualquer mercado.

Mas se você for como eu, gostar de colecionar especiaria exóticas e difíceis de encontrar, aconselho que guarde-as em vidro ou pote hermético dentro de seu armário o mais longe do fogão possível.

Outro erro é manter as especiarias nos saquinhos onde vieram. Além de fazerem sujeira, pois as especiarias vazam para todo lugar, os sacos normalmente são finos e difíceis de serem bem fechados.

Geladeira é um local úmido e de modo geral as especiarias não devem ser guardadas ali. Entre as poucas que se beneficiam da geladeira são as pimentas e especiarias vermelhas como a páprica e sementes com alto teor de gordura como a papoula e o gergelim. As outras deverão ficar em temperatura ambiente.

Infelizmente nosso país é muito quente e eu sofro junto com minhas especiarias no verão! As mais caras são guardadas na sala, o local mais fresco da casa e penso seriamente em trazê-las para dormir comigo no ar refrigerado...rs.

Para guardar suas especiarias com mais cuidado você pode usar vidros reaproveitados, estou gostando de usar os vidrinhos de alcaparras, outros maiores que são longos e finos. Também reaproveito os vidros das especiarias que acabam, tiro o rótulo, lavo e seco bem e coloco as especiarias novas. Como geralmente compro as especiarias a granel e também faço muitas misturas estou sempre precisando de vidrinhos novos.

Os potinhos plásticos japoneses são muito interessantes também, são de tamanho ótimo e fecham bem.

A foto acima é de meu "rack" feito com vidros antigos de maionese (agora infelizmente os potes são de plástico) pintados com tinta colorida. Neles só coloco as que uso em grande quantidade, chás, castanhas, etc... e que todos da casa podem mexer. Os potinhos de dentro do armário são área super restrita!
Com todas essas ideias vá logo armazenar suas especiarias de forma correta antes que elas fiquem sem sabor e aroma!

E observe essas dicas:

Não coloque as especiarias na panela quente diretamente do vidro/pote - o vapor é úmido! Para isso use potinhos específicos ou colheres.

Não mexa nos potes com colheres ou mãos úmidas. Eu tinha o hábito de fazer isso e uma pimenta vermelha em flocos, coreana incrível que eu tinha, mofou!! Nunca mais! Antes de abrir meus potes eu seco bem as mãos, mesmo que esteja com pressa.
 

 

Imagem jpg
Wav: Melodias Românticas para Piano - Eye level

 

 



Voltar