Dia Mundial da Oração - 7 de Março

Orar é uma maneira especial que os fiéis, de qualquer religião que sejam, momento em que se encontram para conversar com Deus.

Algumas religiões praticam rituais nos momentos de oração, como os islâmicos que devem estar voltados para Meca, cidade onde nasceu o profeta Maomé. Até mesmo os esotéricos praticam rituais para conversar com Deus, ascendendo incensos, se cercando de cristais...

Mas orar não é apenas conversar com Deus, mas agradecer as bênçãos recebidas, pedir ajuda para si próprio ou para um ente querido. Correntes de orações são feitas no mundo inteiro pedindo paz ou até mesmo a melhora de saúde de alguém de quem se gosta. É através das orações que também recebemos perdão pelas injúrias que cometemos, o que a torna um ritual de purificação da alma.

A oração se torna um ato interior do homem, pois é uma relação íntima da criatura com o Criador. Pede o Mestre para darmos mais importância ao sentimento que emana da prece do que às palavras. Não adianta orarmos muito e mecanicamente, como geralmente se faz, pois as coisas externas pouco significam para Deus e sim as que provêm do nosso coração.

Através da prece podemos nos dirigir a Deus de três formas: pedindo, louvando e agradecendo. Vamos entendê-las:

PEDIR
No trecho do Evangelho de Marcos que colocamos no início, Jesus fala que tudo o que pedirmos através da oração haveremos de receber. Temos que entender direito o que Ele quis dizer, pois o Pai Celestial sabe antes e melhor do que nós o que necessitamos. Mas, então, porque iremos pedir? Jesus assim aconselha porque, pedindo pela prece, nós nos colocamos numa posição de submissão em relação ao Alto. Essa atitude de humildade dará condições ao nosso Espírito de receber as boas influências provindas de Deus. Inspirações que nos levarão a vencer com mais tranqüilidade e esperança nossas dificuldades ou as daqueles que amamos.

LOUVAR
Deus não precisa que nós O louvemos. Nele, não encontramos o desejo de grandeza, pois por Si só já é onipotente. Precisamos, sim, quando orarmos, entender esta condição do Pai, que a tudo criou. Louvá-Lo não significa adulá-Lo, bajulá-lo, mas sim, reconhecer Sua justiça. Isso fortalecerá nossa fé nos seus desígnios.

AGRADECER
É de vital importância o agradecimento por tudo o que temos na nossa vida. Se formos fazer uma análise fria do que nos cerca, iremos perceber que temos muito mais coisas boas que dificuldades. Agradecendo pela comida que nos mantém vivos; pela roupa, a casa e o trabalho; e ainda por termos uma família, amigos e a oportunidade do lazer. Lembremo-nos que apesar de parecerem coisas corriqueiras na vida de todos, há muitos que por vários motivos não as têm. Embora Deus não precise de agradecimentos, ao reconhecermos Sua ajuda, estaremos nos predispondo a continuar recebendo-a, pois o grande beneficiado pela prece somos nós mesmos.

Fonte:UFGNet

 

O símbolo do Dia Mundial de Oração, desenvolvido por mulheres da Irlanda
é composto de várias setas, chegando de todas as direções.
Pessoas em atitude de oração. Desenho simplificado da cruz céltica.
O círculo representa o mundo e a união das pessoas que oram.

Fonte: Luteranos

 

 

Imagem jpg
Wav: Il Divo - Halleluja

 

 

Voltar