"Conquistamos o sentido da palavra pensar quando nós mesmos pensamos.
Para que um tal ensaio aconteça, devemos estar preparados a aprender a pensar"       Heidegger, M.

 

A Arte de Educar
              Educar com Arte...
Nídia Vargas Potsch

 



As mudanças estão acontecendo vertiginosamente! Não se pode mais duvidar disso. Mas os reflexos destas mudanças variam de Povo para Povo, de Pessoa para Pessoa, e nem sempre são mudanças desejadas e ou esperadas.

Se o Educar fizesse parte preponderante dessas mudanças, por que só alguns países perceberam essa importância, estaríamos melhores preparados para enfrentar todos os problemas decorrentes desse "Mundo Novo". A Arte de Educar está em Educar com Arte!

Aceitar o surpreendente desenvolvimento técnico já existente e aquele que antevemos e o conseqüente progresso advindo é um fato irredutível.

Claro que há divergências quanto ao modo de encarar as mudanças havidas e as que virão. Mas o principal eixo de concórdia está em: "Não podemos lançar mão da Educação e relegá-la e um segundo plano."

As exigências educativas da era moderna, de nosso tempo, resume-se em mesclar com sabedoria a Velha e Boa Escola, numa ampla interdisciplinaridade e com os Recursos Modernos da Tecnologia como a Internet, e o aluno em seu contexto familiar-social, não se esquecendo nunca de que estamos lidando com Material Humano.

A educação pressupõe engajamento amplo com compromisso entre Educador X Aluno.
E deste engajamento espera-se um " vestir a camisa" de ambas as partes. E o educador empenhado em ensinar e o aluno empenhado a aprender.

A Educação voltada para e centrada no aluno, dar-lhe-á a possibilidade de tornar-se reflexivo, (aprender a pensar) ser comunicativo, crítico, acima de tudo, um cidadão responsável.

 



@Mensageir@
Rio, 22/08/2012

 

 

Tube: KSC
Wav: Chris Spheeris - Carino

 

 

 

Voltar