O FASCINANTE UNIVERSO
DAS ARTES D'ALMA
Nídia Vargas Potsch


"A Arte se renova a cada obra, para no Futuro, contar a Sua História!"
                                                             Aline Santiago



Introduzindo o Estudo das Artes Plásticas:
 

Para falarmos das Artes Plásticas ou melhor dizendo, das Artes Visuais, precisamos ter em mente que cada Ramo do Saber tem sua linguagem própria. Assim sendo, relembremos:


Quadro das Diferentes Linguagens Artísticas:

Linguagem é todo Sistema formado por Códigos que permite a Comunicação entre os Seres Humanos.


Linguagens Artísticas:


MUSICAL - ARTES VISUAIS - FOTOGRÁFICA - VERBAL - ÁUDIO VISUAL - DANÇA - TEATRAL


 
DESENHO - PINTURA
GRAVURA
INSTALAÇÃO -
ESCULTURA
ARTES DECORATIVAS - DESIGN
PERFORMANCE -
ARQUITETURA
PROGRAMAÇÃO VISUAL - HISTÓRIA EM QUADRINHOS
CINEMA
DESENHO ANIMADO
TELEVISÃO
ARTE POR COMPUTADOR
VÍDEO ARTE




FALAREMOS EM PINTURAS, ESCULTURAS E ARQUITETURAS (
AS FAMOSAS BELAS ARTES) COM PINCELADAS NAS PRINCIPAIS ESCOLAS E ESTILOS EXISTENTES, DANDO ÊNFASE NAS PINTURAS.


PARA TANTO, PRECISAMOS SABER: PINTURA, O QUE É?


É Arte de representar a natureza, os objetos, idéias, sentimentos e emoções sobre uma superfície (suporte), com o auxilio de pigmentos ou de qualquer corante. O suporte pode variar do papel ao muro das casas e do metal à madeira ou tela, que é o suporte mais comum, o mais usado. Se uma pintura representa ou reproduz objetos naturais, chama-se pintura Figurativa. Se, ao contrário, tenta afastar-se da realidade, chama-se Pintura Abstrata.
 


OBSERVANDO A LINHA DO TEMPO, CONCLUÍMOS:


Como já dissemos anteriormente, as Artes Plásticas, Pintura, Gravura, Escultura, Arquitetura, Desenho, etc. constituem-se numa linguagem especial na qual os homens exprimem e tornam visíveis através de representações reais, imaginárias e simbólicas, suas idéias, seus sentimentos, pensamentos e desejos. Observe as diferentes imagens de pintura ao longo do tempo, desde as Cavernas até a Idade Contemporânea.

O que poderemos perceber? Será que todos os homens de todos os Tempos, dos Primeiros Povos até hoje, representaram a existência da mesma maneira? A que conclusões poderemos chegar?

A História da Arte não nos conta uma História de EVOLUÇÃO DA ARTE, do PRIMITIVO para o SOFISTICADO e do SIMPLES para o COMPLEXO. Ela narra a História de cada Povo em particular e sua forma de fazer ARTE. As diversas formas que o homem encontrou para se exprimir, que é diferente de Povo para Povo, nem Melhor, nem Pior, mas apenas, DIFERENTE. Veremos então, passo a passo, alguns dos principais movimentos de pintura ao longo do ano de 2011. Observem as imagens abaixo.


 

  
                                                                                                                      
 
 
       
                                                                                                                                                                           
 
Fig 1- Arte dos Primeiros Homens - Arte Rupestre
Fig 2- Arte Egipcia - Pintura mural
Fig 3- Arte Grega - Vaso grego
Fig 4 - Arte Bizantina - Ícones
Fig 5- Arte Renascentista - Mona Lisa
Fig 6 - Romantismo - Delacroix
Fig 7 - Impressionismo - Monet
Fig 8 - Abstracionismo - Kandinsk - e assim por diante...
 
 
Iniciaremos no Campo das Artes Plásticas, hoje chamada, Artes Visuais, como já sabem, com interessantes "pinceladas" ou "toques" sobre Pintura, Escultura e Arquitetura e algumas curiosidades ao longo dos tempos. Nestes resumos, poderemos fazer uma Bela Viagem em torno da História e do Universo do próprio Homem. Atraente e agradável narrativa de como vivíamos, o que fazíamos, etc. Para começar este fascinante Caminhar, voltemos no Tempo... Há muitos e muitos anos atrás... quando os Primeiros Homens habitavam este Nosso Planeta...
 
 
A ARTE RUPESTRE:
E suas curiosidades.



NO PERÍODO PALEOLÍTICO:

A ORIGEM DA ARTE:


A necessidade de expressão artística é Universal! Desde que o Homem existe, a Arte está presente e o acomanha sempre. A Arte foi e é a primeira linguagem do Homem. Antes até de escrever, o homem primitivo desenhava, pintava e gravava. Tudo a nossa volta foi imaginado, desenhado, pintado, esculpido e muitas vezes, dançado e cantado, desde as cavernas à era da tecnologia. A Arte resgata a integridade do ser humano e tem sua função social. É importante também no mercado de trabalho, onde 25% das profissões do país, lidam com arte. Número surpreendente, não é mesmo?
As primeiras manifestações artísticas que encontramos situa-se justamente nos Primeiros Povos. O Homem começou a criar usando as mãos! Faziam pequenas esculturas e ferramentas. A Escultura é um trabalho concreto. Já a Pintura precisa-se de noção espacial, bidimensional e só surgiu depois. Então, os Primeiros Homens começaram a gravar e pintar sobre rochas e em paredes de Cavernas. Surge daí o nome de Arte Rupestre, arte feita em rochas ou pedras. Era uma Arte Realista Sensorial, inspirada no dia a dia do Homem Primitivo. As pinturas mais marcantes dessa época, são as cenas de caçadas e combates, onde podemos ver bizões, veados, cavalos, ursos etc. Como exemplo podemos falar dos achados das Gruta de Altamira, na Espanha, Gruta de Lascaux, na França. Estes homens eram nômades, isto é, viviam da caça e da coleta de frutos.


Imagens da Caverna de Altamira na Espanha:
 
 
 
 
           
 
 
 
       
Vênus de Willendorf                                                                                        Vênus de Lespugne
 
 
Estas pequeninas esculturas encontradas, representam deusas da Fertilidade, a Vênus de Willendorf e de Lespugne. A sobrevivência da espécie humana dependia da união do grupo e sua continuidade da capacidade das mulheres gerarem filhos, por este motivo, a fertilidade feminina era muito valorizada e representada por estas estatuetas de pedra. Podemos observar quadril e seios exagerados, indicando a gravidez. Se desejarem ver uma réplica em tamanho original, da Vênus de Willendorf, encontrá-la-ão no Museu Nacional da Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro.


Imagens da Caverna de Lascaux na França:
 
 
      
 
 
 
 
Sobreposição de pinturas
 
 
 
O PODER MÁGICO DAS IMAGENS:


O que motivou os primitivos a fazerem estas pinturas?

Atualmente, a teoria mais aceita ( pois o motivo até hoje é completamente desconhecido por nós...) a respeito das pinturas existentes no interior das Cavernas, é a do Poder Mágico das Imagens. Como ritual de magia de dominação e ou ritual de preparo às caçadas. Estes homens não habitavam estas cavernas, porque não há indícios e não foi achado nenhum vestígio arqueológico de objetos de moradias nestas cavernas. Para eles, estas imagens possuiam um poder mágico. Ou poderiam também ser apenas culto aos animais como representação de tribos clãs ou tótens. Por isso o animal pintado deveria ser do tamanho do animal verdadeiro e o mais semelhante possível para que o homem pudesse dominá-lo e caçá-lo. Possuem tamanhos variados. Entre um a cinco metros. Observem acima a beleza e a grandeza destas gravações.


SUAS TINTAS:

Usavam tintas e fixadores preparados com pigmentos naturais. Misturavam, peles de animais, casca de árvores, conchas trituradas, carvão, terras ferruginosas misturadas com sangue, gema de ovos, gordura animal e suco de determinados vegetais, etc. que eram aplicados nas rochas e paredes e abóbadas das cavernas, com as mãos, dedos e rudimentares pincéis. Assim eles obtinham vários tipos de pigmentos castanhos, amarelos, avermelhados e negros que mantiveram o frescor e a coloração até nossos dias. E resistiram há muitos milhares de anos.

 
Tons e nuances das cores usadas nas cavernas.
 
 
   
 
 
NO PERÍODO PALEOLÍTICO:
 
A MUDANÇA DA VIDA E  A  ARTE:


Este período é caracterizado por mudanças na vida dos Primeiros Povos. Foram mudanças lentas, mas primordiais para o avanço no modo de vida e na Arte. Já neste Período, os homens não viviam mais da caça e coleta, eles observavam a Natureza, com seus ciclos, estações do ano e mudanças climáticas. Criaram seus primeiros calendários e observatórios astronômicos. Conseguiram domesticar animais e cultivar a terra, de Nômades passaram a se fixar na terra.


SEMPRE QUE A VIDA DE UM POVO MUDA,
O MESMO ACONTECE COM SUA ARTE!


A Arte é testemunha do crescimento do Homem através da História, acompanhando suas mudanças. Portanto, já que estes homens possuíam casas, plantações, rebanhos, etc. Não lhes parecia mais necessário pintar animais tão grandes e tão reais nas paredes das cavernas. A Pintura então, passou a ser mais simples, tornou-se, em alguns lugares, até bastante estilizadas, o que fez com que alguns escritores dissessem que a Arte Moderna foi inventada neste Período. Através da arte o homem dispõe de poder sobre a natureza e imprimi as formas vivas da realidade, sua própria tendência, a racionalização. Do desenho nascerá a 1ª forma de escrita. Onde havia o acaso do impulso, passaram a imprimir a ordem e a Razão.
 
    
Pinturas mais estilizadas.
 

O poder da observação da natureza foi substituído pelo da abstração e racionalização. A consequência desse fato foi o abandono do estilo Naturalista que predominava no Paleolítico e o aparecimento de um estilo simplificador e geometrizante que aconteceu no Neolítico. Eles começaram a representar a vida da coletividade nas atividades cotidianas e a dar idéia de movimento em suas pinturas. Com estas preocupações, passaram a criar figuras leves, ágeis e pequenas, com pouca cor. Passaram a fazer Arte realista intelectual porque tinham percebido uma nova noção de Espaço. Valorizavam mais o espaço porque ao arar a terra e delimitar o espaço físico, eles perceberam, neste ato, a importância de se aproveitar bem o espaço que tinham disponível. Portanto, na organização espacial da Pintura Neolítica há delimitação do plano com animais simplificados, estilizados e menores. Ao passo que no Paleolítico, há sobreposição de figuras sem noção de limites com figuras de animais imensos. O significado destas pinturas continua a ser o de Magia e Superstição. As técnicas empregadas eram as de pinturas realizadas e gravadas com ferramentas de pedra, pincéis rudimentares, as próprias mãos, almofadas tipo carimbo de folhas e musgos. Usavam também os dedos e pequenos canudos de ossos para soprar, criando traços e manchas.

As mãos pintadas nas paredes destas Cavernas significam uma assinatura. A presença do Homem naquele lugar há milhares de anos atrás.
 
 
           
Pinturas de Mãos nas Cavernas

 
********************
 
NO PERÍODO PALEOÍNDIO BRASILEIRO OU LÍTICO:

O Período Páleoíndio Brasileiro ou Lítico, se estende desde os primeiros sinais de ocupação humana na região, até o estabelecimento da agricultura e outras práticas, como as cerâmicas, povoamentos permanentes e técnicas de subsistência.

A DATAÇÃO:

Os arqueólogos brasileiros estão trabalhando para definir e datar as pinturas e gravações rupestres encontradas em várias partes do Brasil. Data mais aceita: Onze mil anos atrás. Podendo ter o dobro desta idade. Pesquisas estão sendo realizadas com recursos mais modernos e atuais.

AS PINTURAS E GRAVAÇÕES:

Representavam a realidade brasileira da época. É uma pintura realista, representando cenas do cotidiano com animais como: capivaras, macacos, preguiças gigantes, araras, onças pintadas, etc. O interessante e curioso é que estes índios também pintavam: calendários solares e lunares, representações de figuras humanas, mãos em positivo-negativo. Muitas inscrições e símbolos cujo significado nos é desconhecido.


LOCALIZAÇÃO DOS PRINCIPAIS SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS:


* Parque Nacional da Capivara - PIAUÍ
* Monte Alegre - PARÁ
* Toca Da Esperança, Toca do Cosmos - BAHIA CENTRAL
* Lagoa Santa - MINAS GERAIS
* Sítios em: SANTA CATARINA E NO AMAZONAS.


Observem as imagens abaixo:

 
 
Lagoa Santa - Minas Gerais
 
       
Preguiça gigante                                Raizes de Mandioca
 
     
Ferramentas Primitivas
 
    
Toca da Esperança - Bahia Central
 

   
Toca do Cosmos - Bahia Central
 
Monte Alegre - Pará
 
   
São Raimundo Nonato
 
       
Serra da Capivara - Cena de Parto                        Toca do Baixão - Piauí
 
Esquema dos símbolos da Pedra do Ingá
 
   
Símbolos da Mundialmente Famosa Pedra do Ingá - Paraíba
 
Pedra do Ingá - Vista Geral
 
 
O fascínio exercido pela Arte Rupestre:


Mesmo elaborada há milhares de anos, até nossos dias, a Arte dos Primeiros Homens continua exercendo grande fascínio, não só pelo testemunho da presença da humanidade no nosso Planeta em Épocas tão remotas, como pela beleza e encanto inegáveis de suas linhas e formas.


Estes são vídeos interessantes do Youtube
para vocês apreciarem se assim o desejarem; pois,
complementam o que foi dito e explicado acima, obrigada, NVP.

Periodo Paleolítioco - 1ª PARTE:

http://www.youtube.com/watch?v=uot-NzGpFmI
 
Período Neolítico - 2ª PARTE:
http://www.youtube.com/watch?v=xxmg5cw-sQM
 
Mãos pinturas
http://www.youtube.com/watch?v=Lm_tnCRG4No
 
 
*******************
 
POVOS ISOLADOS:

As Civilizações e seus diferentes Estágios de Desenvolvimento:

Ainda hoje existem povos vivendo no período Neolítico. Isso mesmo: São os chamados Povos Isolados. Todos os Grupos Humanos não se desenvolveram igualmente. Há Nações do Primeiro Mundo, Nações em Desenvolvimento e Grupamentos que ainda não atingiram esses estágios.

A Arte Primitiva:

A expresão Arte Primitiva é utilizada para designar a Arte desses Povos Isolados que não foram influenciados pelos grandes centros de civilização. Incluímos aí: A Arte dos Esquimós, dos Índios das Américas do Norte, Central e Sul, inclusive os do Brasil, a Arte dos Africanos, dos Aborígenes da Austrália, de Ilhas do Pacífico, da Oceania e outros.

OBS: No Brasil existem cerca de mais de 50 evidências de índios isolados. Com exceção de um povo isolado que vive em Goiás, os restantes se localizam na Amazônia.

 

Imagens abaixo:
 
            
   Máscaras Africana                         Esculturas Máscaras Aborígenes
 
 
     
                     Escultura em Madeira                   Índio Americano                        Trabalho com tecido e penas
 
 
 Índio Brasileiro
 
Oceania - Ilha da Páscoa
 
       
Aborígenes Australianos - Pintura Corporal e Instrumento musical
 
     
Tótens  Variados
 
 
Magia e Superstição:


Esta Arte, embora muito diferente da Arte do Mundo Desenvolvido, não é necessariamente atrasada. No geral é extremamente sofisticada e habilmente elaborada. Tal como as Pinturas nas Cavernas, a Arte dos Povos Isolados também tem freqüentemente um objetivo de Magia e Superstição.

 


Vídeo Arte; Aborígenes:
http://www.youtube.com/watch?v=0vDyzkHtsCk
 

 
Final do Primeiro Capítulo.
Espero que tenham gostado.
Vejo vocês na primeira Semana de Fevereiro. Até lá!
Alguma dúvida ou perguntas, por e-mail, ok?
 
Créditos:

Texto e compilações: Nídia Vargas Potsch
Arte e back: Marilda Conceição.
Música: Bachianas de VillaLobos - KathleenBattle - Christopher Parkening
Imagens: Google.
 
Bibliografia:

1) Apostilas do Colégio Pedro II - (Organizada pelas Profas. de Artes Visuais do Colégio, onde me incluo)
2) As primeiras Civilizações - Giovanni Caselli 3ª Ed. - Melhoramentos
3) Povos Primitivos, Série Aventura Visual - Ed. Globo
4) Série : Origens do Saber - A criação da Pintura- Ed. Globo
5) Hist. Geral da Arte - O Mundo Antigo e a Id. Média - H.W.Janson - Martins Fontes, SP.
6) Imagens e textos auxiliares do Google.
7) Videos - Youtube

Agradecimentos:

Às três Amigas e Poetas: Luli Coutinho, Marilda Conceição e
à Webdesigner Joice Guimarães,
meu profundo reconhecimento e carinho, Nídia.

 

Pintura: Angel Esteves - Galícia - Espanha
 

 

 

Voltar