O FASCINANTE UNIVERSO
DAS ARTES D'ALMA

Nídia Vargas Potsch
( Capítulo 2 )


"É o mesmo sol que derrete a cera e seca a argila!"
Antoine de Saint-Exupéry

 

ARTE INDÍGENA BRASILEIRA
& ARTE AFRICANA:

Fazem parte da Cultura Humana:


Os costumes, os hábitos alimentares, as vestimentas, os idiomas, as religiões e as artes. Como por exemplo: Música, Dança, Literatura, Pintura, Escultura, Arquitetura, etc. São as diversas trocas entre as diferenças culturais dos povos que enriquecem e aproximam os homens. Nossa cultura, lógico, sofreu muita influência das culturas indígena e africana também. Por isso devemos dar atenção ao seu estudo e compreensão, porque nelas estão nossas raízes também, nosso modo de vida. Para nós brasileiros é importante conhecer, ao menos um pouco, das Artes Indígenas e Africanas pela grande participação dos Índios e Negros na formação de nossa Cultura. Estudar estas Artes é também estudar nossas origens. As influências indígenas e Africanas são sentidas no Brasil não só no campo das Artes Plásticas mas também no ritmo, na música, na comida, nas crenças, nos festejos populares, na religião, enfim, em todas as áreas da cultura brasileira.

 

ARTE INDÍGENA:



Dentre as Artes Indígenas mais notáveis podemos destacar:

* Pintura Corporal
* Arte Plumária
* Arte em Pedra
* Arte em Madeira
* Arte em Cerâmica
* Arte em Trançados



A Pintura Corporal:

O enfeite corporal para o índio é muito importante. Atividade que varia de tribo para tribo. Os homens sempre se enfeitam mais que as mulheres. Os Carajás também usam tatuagens.
Por que da Pintura Corporal? Para expressar a vaidade pessoal, distinguir ou destacar a posição na tribo, para festas, rituais religiosos, para guerras e receber visitantes. As cores predominantes são: vermelho, preto, azul, branco e amarelo. Assim como os homens primitivos faziam, os índios brasileiros também extraem da Natureza seus pigmentos. De sementes, frutos, do barro, de terras ferruginosas etc. E como fixador para estes pigmentos, usam seiva de plantas e do babaçu.

       

        Tatuagem          Algodão com resina        geometrização     e    pinturas corporais diversas.          

           

 

Arte Plumária:



Graças a variedade de nossa fauna, a Arte Plumária é bastante desenvolvida nas diferentes tribos brasileiras. Eles conseguem modificar o rico colorido das penas criando muitas tonalidades novas através de um processo de aquecimento. O principal é que não "matam" as aves. Retiram as penas cuidadosamente e as armazenam em cestos. Selecioná-las dá muito trabalho, requer habilidade e paciência. Os arranjos feitos são presos com cordões ou são colados com resinas naturais. Inclusive, servem de enfeites para o próprio corpo. Exímios plumaristas: Tribo dos Carajás e Tribo dos Palicur.

     

Arte Plumária variada.

 

Arte em Pedra:


A confecção de instrumentos de pedra era de extrema importância no passado. A maioria das tribos preferem os instrumentos de metal conseguido com o homem branco por serem instrumentos mais eficientes e práticos. Faziam: machados, clavas, bordunas, panelas, cuias, pontas para flechas, esculturas de aves, peixes ou mamíferos. Mas, para rituais importantes, ainda usam instrumentos de pedra herdado de antepassados.

Pontas para flechas em pedras diversas.

 

 Arte em Madeira:


Os trabalhos em madeira são variados e executados apenas pelos homens. Com exceção das canoas, que é um trabalho conjunto da tribo. É costume cada índio fazer seus objetos de uso pessoal. Existem utensílios e objetos de uso geral da tribo. Instrumentos musicais, Máscaras decorativas e para uso em rituais, esculturas, remos, ocas e malocas, armas, bastões de danças, licocós ( bonecos ) etc.

           

                                     licocós                                           remos                      arco e flechas            bastões

 

Arte em Cerâmica:


Já a cerâmica é a mais antiga de todas as indústrias. Há milênios o homem se utiliza do barro endurecido pelo fogo para fazer objetos utilitários e decorativos. O trabalho oleiro é importante para muitas tribos, executado sempre por mulheres e meninas aprendizes. Seus objetos são decorados com formas geométricas e ou figurativas. Ceramistas mais importantes: Carajás e Vaurás. Cerâmicas mais famosas: Marajoara e Santarém.

     

cerâmicas variadas
 

   

 

 Arte em Trançados:


A arte em trançados é desde cedo executada pelas meninas onde aprendem a fiar, tecer e trançar. Algumas tribos também usam o algodão em túnicas, tangas, diademas, redes, esteiras, etc. Usam palha de buriti ou fibra de tucum tecidas com algodão. A técnica usada chama-se teia, onde trançam cores diferentes de fibras, escuras e mais claras.
Exímios trançadores: Tribo dos Tucunas. Observem a beleza das peças abaixo.

     

cestarias

 

Algumas obras artísticas brasileiras cujo tema principal é o Indio:

            

                                                      Moema: Victor Meireles, 1866                                           Índia: Anita Malfati, 1917
 

            

Dança dos Tapuias: Albert Eckhout, 1610/1665           As três Raças: Belmonte
 

 

 Importantes Contribuições Indígenas para a Cultura Brasileira:

Os índios nos ensinaram a cultivar: milho, mate, mandioca e fumo. Graças a eles conhecemos: o algodão, o cacau, o guaraná, o palmito, a batata ( hoje chamada inglesa)Inúmeras palavras indígenas fazem parte do nosso vocabulário: carioca, tijuca, Janaína, etc. O hábito de dormir em redes (difundido no nordeste), o fato de tomar banhos diários, importante para a higiene corporal, principalmente daquela época em que europeus usavam tomar pouco banho, talvez até pelo clima frio reinante na Europa ou a pouca facilidade de ter água à disposição. De qualquer modo, foi um grande avanço. E eles não conheciam: o trigo, a roda, a escrita, o ferro.

 

Vídeos do Youtube para complementar
o que foi dito acima.
Obrigada, NVP.

 

ARTE E GRAFISMOS INDÍGENAS:

http://www.youtube.com/watch?v=XyPVQiO5wBk

ARTE INDÍGENA:

http://www.youtube.com/watch?v=h4plPZXNofI

FESTA DO KUARUP:

http://www.youtube.com/watch?v=Z_0cPBnfU9A

PALAVRAS INDÍGENAS: ( interessante p/ crianças)

http://www.youtube.com/watch?v=5lWXouizrxM

 

ARTE AFRICANA:

 "Cada vez que um velho morre, uma biblioteca se queima!"
Amadou, H. Bâ

A África apresenta vários povos com diferentes níveis culturais. Muitos desses povos ainda vivem em tribos, como nossos indíos. Para eles, os velhos são os alicerces da aldeia, por serem os detentores do Saber. A família é o suporte fundamental das culturas africanas e os velhos são o vínculo entre os vivos e os mortos. A harmonia entre os vivos, os ancestrais e os que irão nascer (culto familiar aos ancestrais) é essencial para esses povos.



África um Continente Artístico:


"
Tudo fala, tudo tem voz, procura nos comunicar um jeito de ser misteriosamente fecundo, enriquecedor e construtivo!A Arte não se separa da vida, não há separação entre o profano e o sagrado."     Amadou, H. Bâ


Para os Africanos, a Arte não era apenas cerâmica, pintura, máscaras, etc. Mas todo um conjunto das coisas que o homem trabalhava e todo um conjunto que contribuía para a formação do próprio homem, isto é, todas as coisas eram ARTE a partir do momento em que se dispusesse de qualquer espécie de conhecimento (técnicas). A Arte abrange todas as formas de atividades, conferindo-lhes sentido. Tudo é interdependente e solidário. A cada ato, cada gesto, atribuía-se a possibilidade de desencadear as forças invisíveis da natureza. Por isso os atos deveriam ser rituais para não perturbar o equilíbrio das forças sagradas do universo, do qual o homem é o gerador e o mantenedor.
 


Dentre as Artes Africanas mais notáveis podemos destacar:


* Arte Escultórica
* Arte em Metal e Outras Artes
* Arquitetura da terra
* Máscaras


A Arte Escultórica:


A base artística dos Povos Africanos é escultórica. São figuras, objetos, máscaras, tótens etc. realçados ou não pelas cores da pintura.

Os Bastões de Chefe: São objetos de prestígio e símbolo de autoridade, desempenhando papel importante nas reuniões sociais.

   

bastões de Chefe

 

 A Arte em Metal e Outras Artes:


Os trabalhos em ferro, marfim, madeira, barro, bronze, couro, palha e tecidos, etc. não eram considerados simples ocupações utilitárias, domesticas, econômicas, estéticas ou recreativas. Eram funções vinculadas ao sagrado, que desempenhavam um papel preciso dentro de toda comunidade.

A oficina do ferreiro tradicional, iniciado nos conhecimentos ocultos e gerais herdados de seus antepassados, não é comum, e sim um santuário onde só se entra depois de cumprir ritos de purificação específicos. As forças da vida estão simbolizadas em cada ferramenta ou instrumento da ferraria. Esses objetos só podem ser manipulados de uma determinada maneira, pronunciando-se palavras sacramentais. O mesmo se dava em relação às outras atividades artesanais nas Antigas Sociedades Tradicionais.

Por exemlo: A Arte do Ferreiro está ligada aos mistérios do Fogo e da Transformação.


   

esculturas

 

A Arte do Tecelão está ligada ao mistério do Ritmo e da Palavra Criadora agindo no Espaço e Tempo. Cada categoria de artesão constituía uma escola de iniciação.

 

 

Tecidos

 

O Continente Africano:


A maioria das obras de arte, artes plásticas ou de expressão, tinha vários níveis de significação: um sentido religioso, um sentido de divertimento, um sentido educativo. Era necessário aprender a escutar os ensinamentos, contos, lendas e a olhar os objetos com olhos especiais para percebê-los. Tomar consciência do que é ensinado através das coisas, da natureza e da aparência.


Arquitetura da Terra:



Parte da população vive em cidades. É curiosa a arquitetura de algumas dessas cidades onde prédios de vários andares são inteiramente feitos de barro. É a chamada Arquitetura da Terra. Também, claro, há cidades modernas com construções semelhantes as nossas.

 

 Mesquita de Djenné                         Mali Mali

 

Nigéria

 

Obs: Mali foi centro riquíssimo em minas de ouro.
Capital importante da época para onde convergiam todo tipo de interesses.
 
 
Ornamentos e Geometrização das Formas:

Características mais marcantes:

- Grande atenção aos detalhes
- Técnica Sofisticada
- Uso de geometrização de Formas.

Tanto as obras de arte quanto as ornamentações estão ligadas às forças da Natureza e ajudam no contato com as divindades. O uso de geometrização de formas despertou o interesse de artistas modernos influenciando seus trabalhos. Esta influência é bastante sentida
no Movimento Cubista e no trabalho plástico de artistas brasileiros como Rubem Valentim.
 
   
        Rubem Valentim                           Rubem Valentim                     Geometrização
 
 
 
As Máscaras:


É qualquer superfície anatômica colocada sobre o rosto para dissimulá-lo ou substituí-lo por um rosto artificial, criando uma ilusão. Nas sociedades antigas foram consideradas como escudo que protegia a alma dos perigos sobrenaturais. Atualmente as máscaras não passam de um acessório. Existem também as máscaras decorativas.
 
     
 
Máscaras
 
 
 Importantes Contribuições Africanas para a Cultura Brasileira:


Os Negros influenciaram-nos em diferentes modalidades, como, as Danças: o samba, a congada, folia de reis, batuque, quilombo, frevo, maracatu, pastoril.
Nos instrumentos musicais, temos: agogô, chocalho, cuíca, reco-reco, adjá (sino), afoxé, atabaque, tambor, pandeiro.
Na alimentação, poderemos citar principalmente a feijoada. Era comida pelos negros nas senzalas com os miúdos e restos cedidos pelos brancos. Muito tempo depois virou um "must" em qualquer ponto gastronômico do Brasil, como comida típica brasileira. Além da pimenta e de têmperos e especiarias, que eram usadas à farta.
Como vocabulário citaremos: cachimbo, senzala, cafuné, quitanda, cachaça, feijoada, banana, moleque, entre outros.
Na Religião, temos os Orixás. Deuses Africanos relacionados com os elementos da Natureza. Assim distribuídos: Candomblé, na Bahia. Umbanda, em São Paulo e Rio de Janeiro, Tambor de Mina , no Maranhão.
Nas Crenças Populares, temos: O Saci, a Iara, amuletos como figas e pés de coelho,
espelho quebrado e jogar sal no chão, que segundo a lenda, dá sete anos de azar.
Os trajes típicos mais importantes são: baianas e os jogos de capoeira. A mais forte influência que tivemos foi a dos Povos Africanos chamados Iorubás.
 
 
 
Algumas obras artísticas brasileiras cujo tema principal é o Negro:

 
                                  
                             Os Três Orixás: Djanira                                           Negros: Rugendas
 



Capoeira: Caribé
 

     

Diversos, Debret

 

Vídeos do Youtube para complementar
o que foi dito acima. Obrigada, NVP.

ÁFRICA

 http://www.youtube.com/watch?v=8mI-gwn-ucU

ÁFRICA ANTIGA

 http://www.youtube.com/watch?v=FuEbB6zKShU

 ÁFRICA PINTURAS E ESCULTURAS

 http://www.youtube.com/watch?v=QDilcEUEce8

ARTE AFRICANA ANTIGAS, ATUAIS E INFLUÊNCIAS NO BRASIL

http://www.youtube.com/watch?v=ucuSNLqmp1o

TAMBORES AFRICANOS:

http://www.youtube.com/watch?v=zxKHN0HSuzA

DESTREZA NOS TAMBORES:

http://www.youtube.com/watch?v=td12fHUWuMw

http://www.youtube.com/watch?v=6bBy2j6afx8

PALAVRAS AFRICANAS: ( interessante p/ crianças)

http://www.youtube.com/watch?v=VvjuLW0J8U8


************

As Três Raças...
Nídia Vargas Potsch


Preconceitos!
Qual a razão, de sua existência,
se somos todos miscigenados?

Temos características das três raças
que compõe nosso país,
numa Cultura Única!

É pra lá de interessante
conviver e respeitar as diversidades.
Aprendemos muito com ela...

Criamos laços mais fortes,
O Conhecimento torna-se mais amplo,
A Sabedoria, alcança variedade insuspeitável...

Deste modo, o interior é revelado
a cada momento, a cada ato.
Não importando a cor de nossa pele...

Nas atribulações e infortúnios da vida
é que percebemos que a Cor
não revela a dignidade, o caráter... nem nossos atributos.



@Mensageir@
Rio, FEV/2011


***********



Até o Próximo e 3°Capítulo,
com a Arte Egípcia.
Espero que esta contribuição tenha sido proveitosa a tds.
Qualquer pergunta ou dúvida, por e-mail, ok?
Obrigada, NVP.


Créditos:

Texto e compilações: Nídia Vargas Potsch
Arte e back: Marilda Conceição.
Música: Power of tribal drums & Canto dos indios Cadiwéus - mixado por Chatmid.
Imagens: Google.


Bibliografia:

1) Apostilas do Colégio Pedro II - (Organizada pelas Profas. de Artes Visuais do Colégio, onde me incluo)
2) Povos Primitivos, Série Aventura Visual - Ed. Globo
3) Série : Brasil - Histórias, Costumes e Lendas - Ed. Três.
4) Hist. Geral da Arte no Brasil - Walter Zanini - Vol. II - Instituto Walther Moreira Salles.
5) Consultas a Wikipédia.
5) Imagens e textos auxiliares do Google.
6) Videos - Youtube



Agradecimentos:

Às três Amigas e Poetas: Luli Coutinho, Marilda Conceição e à
Webdesigner Joice Guimarães, e a todos que contribuíram para
que este trabalho se tornasse possível.
Meu profundo reconhecimento e carinho, Nídia.
 

 

Pintura: Angel Esteves - Galícia - Espanha
 

 

 

Voltar