Diego Rodrigues da Silva y Velázquez
Velázquez
( 1599 - 1660 )
 
Auto retrato
 
Auto retrato
 
 
Diego Rodrigues da Silva y Velázquez (Sevilha, 6 de Junho de 1599 ? Madrid, 6 de Agosto de 1660) foi um pintor espanhol e principal artista da corte do Rei Filipe IV de Espanha. Era um artista individualista do período barroco contemporâneo, importante como um retratista. Além de inúmeras interpretações de cenas de significado histórico e cultural, pintou inúmeros retratos da família real espanhola, outras notáveis figuras europeias e plebeus, culminando na produção de sua obra-prima, Las Meninas (1656).
 
As meninas - 1656
 
Filho de um advogado de nobre ascendência portuguesa herdou seu prenome do avô paterno. Velázquez era o mais velho de oito irmãos. A sua família pertencia à pequena fidalguia da cidade Foi um artista tecnicamente formidável, e na opinião de muitos críticos de arte, insuperável pintor de retratos.
 
 
Infanta marguerita da Áustria
 
Ainda jovem, Velázquez foi levado para estudar com Francisco Herrera, o Velho, prestigioso pintor sevilhano naturalista apaixonado pela arte de Caravaggio. Em dezembro do mesmo ano, entrou como aprendiz no estúdio de Francisco Pacheco e, em 1611, o pai assinou, em seu nome, um contrato de aprendizado por seis anos (que acabou em 1617) com Pacheco, após o período, seria submetido a exame, constituído por uma prova teórica e uma prova prática de pintura a óleo. Só então teria o direito de praticar a arte.
 
No ano de 1617 cria a sua própria oficina de trabalho em Sevilha.
 
Em seus primeiros trabalhos é possível notar contraste entre zonas escuras e zonas iluminadas por um único foco de luz, uma tentativa de ressaltar volumes e relevos. Esta técnica era característica do tenebrismo e tinha como principal artista Caravaggio, muito conhecido pelo seu sarcasmo. Um exemplo destacante deste período seria Adoração dos Reis Magos (1619).
Adoração dos reis magos
Como um pintor de retratos inspirado no tenebrismo buscava mostrar os detalhes de cada modelo. Sendo que seu diferencial era não prender-se apenas ao cômico ou ao grotesco dos personagens, retratando todos respeitosamente e destacando a individualidade de cada um.
 
Papa Inocêncio
 
 
Casou com a filha do seu professor Francisco Pacheco, Juana Pacheco em 1618,
Em 1622 faz a sua primeira viagem para Madri. Em 1623 faz a sua segunda viagem com o propósito de retratar Felipe IV Em 1623, um ano depois da morte de Rodrigo de Villandrano, um dos cinco pintores do rei, Felipe IV nomea-o pintor oficial da corte por intermédio do ministro real, o conde Olivares, que se torna seu protetor. O resultado foi um retrato equestre do rei, o qual ficou maravilhado e concedeu na mesma hora a Velázquez o posto de pintor de câmara da corte real. Pena que o paradeiro desta obra seja desconhecido.
 
Felipe IV de Espanha
 
 
Juan de Pareja
 
 
Pablo de Valladolid
 
 
Philip IV e detalhe ao lado
 
Seu ingresso na corte foi o primeiro passo para cumprir seus objetivos dentro da pintura e de sua vida social. Tinha um recurso único que era a permissão de poder visitar sempre que quisesse o acervo real de obras-primas. No período de (1628-1629) conheceu o grande mestre do barroco Peter Paul Rubens, que também era membro da corte. Conhecer Rubens motivou Velázquez a pintar cenas mitológicas
 
 
Triunfo de Baco
 
detalhe
 
 
Mercurio e Argos
 
 
Vai pela primeira vez a Itália em 1629, onde permanecerá um ano e meio e visitará os mais importantes centros culturais da Itália descobrirá o colorido da escola veneziana e copiará e estudará, entre outros, Ticiano, Tintoretto e Veronese, irá a Nápoles encontrar-se com Ribera. A viagem intensificará o realismo de Velázquez, como demonstram duas de suas mais importantes composições, "A forja de Vulcano" (1630)e "A túnica ensangüentada de José levada a Jacó" (1630). Por sua composição, ambas as telas revelam a influência de El Greco, pelo qual Velázquez nutria intensa admiração. Entre a produção dessa época destaca-se também "Crucifixão" (cerca de 1630); tipicamente espanhola, trata-se de uma composição sombria, que nada deve às representações italianas, e cujo realismo ultrapassa todas as convenções.
 
 
A forja de Vulcano
 
 
A túnica de São José
 
 
Cristo crucificado - 1632
 
 
 
Obrigado a regressar à Espanha em 1631, por problemas de saúde, Velázquez retomou suas funções e deu início à fase mais produtiva de sua carreira, marcada não apenas pelos retratos de personagens da corte, mas também por trabalhos com temas históricos, mitológicos e religiosos. Para a redecoração do palácio de Bom Retiro, realizou diversos retratos eqüestres de Felipe IV e sua única obra com tema histórico, A Rendição de Breda (1634). Também conhecida como "As lanças", a obra é considerada por grande parte dos críticos como a mais perfeitamente equilibrada do artista.
 
Rendição de Breda
 
 
Ao voltar de viagem, executou trabalhos religiosos e profanos, assim como retratos equestres do rei e do infante. Sucederam-se as obras-primas como Cavalo Branco, os retratos de bobos da corte e as efígies de Esopo e de Menippe.
 
Em 1643, Velázquez foi levado para um cargo administrativo, devido à queda do conde-duque de Olivares. Isso criou um ponto alto na sua obra. Em 1647 ele foi encarregado de um projeto para modernizar o palácio de Alcázar.
Príncipe Baltazar Carlos
 
Em 1649, Velázquez fez uma segunda viagem à Itália para comprar pinturas de Ticiano, Tintoretto e Paolo Veronese e esculturase manter-se a par da evolução da arte italiana. Lá em Roma, ele pintou três quadros, incluindo um do Papa Inocêncio X(pintura de 1650 notável pela sua severidade e que irá tornar-se mais tarde uma obsessão na obra de Francis Bacon.
Ele também teve um caso, resultando em um filho ilegítimo que atrasou consideravelmente seu retorno à Espanha- para grande desgosto do rei. Enquanto isso, ele também pintou o famoso quadro Vênus do espelho para um nobre espanhol importante, o Marquês de Eliche. Em 1650 torna-se membro da Escola de Arte Romana. Em Itália foi nomeado membro das academias romanas de São Lucase d'os Virtuosos do Panteão.
 
 
Vênus do espelho
De volta a Madrid em 1651, foi encarregado da decoração de todos os palácios reais, mas prosseguiu com seus trabalhos de pintura, embora em ritmo menos acelerado. São dessa época os retratos da rainha D. Mariana (1652-1653) e da infanta D. Maria Teresa (1652-1653), que mais tarde se tornaria rainha da França. Por volta de 1655, pintou o primeiro quadro na história da arte dedicado ao trabalho, "As fiandeiras" , que teve suas proporções definidas com base na observação de Velázquez das composições do teto da capela Sistina.
 
As fiandeiras
 
Em 1656 pinta "Las Meninas"composição de extrema complexidade que culmina a série dos quadros da corte. É a síntese de seu realismo e de seu idealismo, tanto no sentido das proporções ideais como no do espírito aristocrático. A composição contrasta o grupo circular das figuras em cena e as linhas verticais que tendem para cima. Igual contraste se nota entre os fundos escuros e a luz que envolve as figuras.
A infanta Margarida Maria é o centro ideal da composição e em torno dela giram as outras figuras, inclusive o próprio Velázquez, auto-retratado.
A cena parece inesperada e espontânea, a infanta e suas damas de honra o vêem pintar o rei e a rainha, vistos apenas refletidos num espelho ao fundo?apesar da hierarquia calculada do conjunto, com o artista em discreto segundo plano.
 
 
As meninas
Detalhe da personagem central
Infanta Marguerita
Auto retrato em As meninas
 
Em 1659 Velázquez adquire o título de Cavaleiro da Ordem de Santiago
 
Em 1660 Velasquez tinha o encargo da sua última e maior cerimónia - o casamento da Infanta D. Maria Teresa de Luís XIV de França. Este foi um dos trabalhos mais elaborados. Desgastado por esses trabalhos, Velasquez contraiu uma febre que lhe fez morrer a 6 de agosto em Madrid.
 
 
 
Maria Tereza de Espanha
Conclusão
 
 
 
O interesse por Velázquez até o século XIX foi obscuro, suas pinturas situadas nos palácios e o museu de Madrid foram pouco conhecidas pelo mundo exterior; elas escaparam do roubo pelos soldados franceses durante a Guerra Peninsular.
Em 1828, o sir David Wilkie escreveu de Madrid que ele próprio sentiu a presença de um novo poder na arte quando observou os trabalhos de Velázquez.
 
A partir da segunda metade do século XIX, a obra de Velázquez foi um modelo para os pintores realistas e impressionistas, em especial Édouard Manet que chegou a afirmar que Velázquez era o "pintor dos pintores". Desde essa época, os artistas mais modernos, incluindo os espanhóis Pablo Picasso e Salvador Dalí, bem como o pintor anglo-irlandês Francis Bacon, que homenageou Velázquez recriando várias de suas obras mais famosas.
 
A grande maioria dos seus quadros estão no Museu do Prado.
 
 
 
Outras Obras
 
 
Cristo na casa de Marta e Maria
 
Don Sebastian Morra
 
 
Francisco Lezcano
 
 
Velha fritando ovos - 1618
 
 
Vendedor de água
 
A sopa - Emmaús
 
 
 
A costureira
 
 
Sagrada família
 
 
Coroação de Virgem Maria
 
Santo Antônio Abade e S. Paulo Eremita
 
 
 
Don Juan de Áustria
 
 
Infanta Marguerita
 
 
Aníbal, o vencedor
 
 
 
Principe Felipe Próspero - 1659
 
 
D. Maria da Hungria
 
 
Maria de Médicis
 
 
 
Entrada da Vila Médicis em Roma
 
 
Estátua de Velázquez
 
 
Relação de algumas de suas principais Obras

- A Família de Felipe IV (As Meninas)
- Vênus ao Espelho (1647)
- Retrato do Papa Inocêncio X
- Retrato de Felipe IV
- Infanta Margarida da Áustria
- Cristo na casa de Marta e Maria (1618 - 1619)
- A forja de Vulcano (1630)
- O Príncipe Baltasar Carlos caçador
- O trinfo de Baco
- A rendição de Breda (1634)
- As Fiandeiras ( A fábula de Aracné)
- Sebastián Morra
 
 
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Vídeos:
 
 
 
 
 
http://youtu.be/aeWgZ5G4-Ps Pintor de los pintores
 
 
http://youtu.be/qPsd9ZHY58E Velaz - Redescoberto
 
http://youtu.be/_hLtG4cKKrk Velaz At the National Gallery
 
 
 
http://youtu.be/_B91T6bomh4 Museu VIRTUAL 3D As Meninas
 
http://youtu.be/7qR9InTYE54 O enigma das Meninas
 
 
 
 
Qualquer pergunta ou dúvida, por e-mail, ok?
Obrigada, NVP.
 
 
 
 
Créditos:


Texto e compilações: Nídia Vargas Potsch
Arte, Formatação : Auber Fioravante Jr.

 

Bibliografia:


1) Apostilas do Colégio Pedro II

(Organizada pelas Profas. de Artes Visuais do Colégio, onde me incluo)
2) História Mundial da Arte - O Barroco - Bertrand Editora. Vol 4

3) Arte Comentada - Carol Strickland, Ph. D

4) Para entender a Arte - Robert Cumming - Ed. Ática.

5) Velázquez - A face da Espanha - Norbert Wolf - Taschen

 
Fontes:

Consultas e Fontes: Wkipédia.
Imagens e textos auxiliares do Google.
Videos - Youtube

Música : Barroca - Bach - Introdução da Cantata

 
 
 
Créditos
 
Misted Imagem: red ambush small
Tube Mistesde e Arte
Auber Fioravante Júnior
Musica Wav Barroca - Bach - Introdução da Cantata

 

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