Nicolas Poussin
( 1594 - 1665 )
 
 
 
 
 
Nicolas Poussin nasceu na Normandia, França, faleceu em Roma. Foi um pintor francês, mas por seu espírito e sensibilidade, romano por adoção. É um dos maiores representantes da época, grande autor clássico do período Barroco, Séc. XVII. Trabalhou quase que exclusivamente em Roma.
 
Suas obras são composições meticulosamente construídas, um estilo onde a razão, a simetria e o rigor geométrico, são predominantes. Apaixonado pela antiguidade baseou seus quadros nos antigos mitos e na história de Roma e na escultura grega.
 
A ampla influência da obra de Poussin reviveu o estilo da antiguidade, que veio a ser a influência artística nos duzentos anos seguintes.
 
Poussin tomou o racionalismo clássico tão a sério que, quando Luis XIII o chamou a Paris para pintar um afresco no teto do Louvre, ele se recusou a seguir o código prevalente dos santos flutuantes. As pessoas não pairam no ar, ele argumentou com uma lógica impecável, perdendo assim a encomenda e voltando às suas amadas ruínas romanas.
 
Entregua às suas próprias motivações, Poussin resolveu pintar no que chamou de "la maniera magnífica" conforme suas palavras: "o primeiro requisito mental para todos os outros, é que o tema e a narrativa sejam grandiosos, batalhas,  atos heróicos, ou motivos religiosos"  O artista devia excluir termos " baixos" Aqueles que não evitavam o cotidiano como Caravaggio ( que ele detestava ) " se refugiavam em ( temas inferiores ) devido à fragilidade do seu talento.
 
A admiração de Cézanne pela arte de Poussin é  bem conhecida. Lembrando suas palavras a Gasquet: " Imagine Poussin completamente refeito . é isso o que quero dizer com " Clássico".  A influência em Cézanne foi grande, segundo Zvi  Lackman,  particularmente na utilização do espaço pictórico por este último, no Rapto das Sabinas.
 
Seu trabalho mais famoso intitula-se:  Os Pastores de Arcádia.
 
 
 
Suas Obras:

 
 
 
Êxtase de S. Paulo
 
 
 
Mar Vermelho
 
 
 
Martírio de S. Erasmo
 
 
 
 
Pastores de Arcádia
 
 
 
 
Midas e Baco
 
 
 
rapto das sabinas
 
 
 
paisagem
 
 
 
 
sagrada família. e anjo
 
 
 
 
paisagem
 
 
 
 
 
Qualquer pergunta ou dúvida, por e-mail, ok?
Obrigada, NVP.
 
 
 
 
 
Créditos:


Texto e compilações: Nídia Vargas Potsch
Arte, Formatação : Auber Fioravante Jr.

 

Bibliografia: 


1) Apostilas do Colégio Pedro II

(Organizada pelas Profas. de Artes Visuais do Colégio, onde me incluo) 
2) História Mundial da Arte - O Barroco  - Bertrand Editora. Vol 4

3) Arte Comentada - Carol Strickland, Ph. D

4) Para entender a Arte - Robert Cumming - Ed. Ática.

 

Fontes: 

Consultas e Fontes: Wkipédia. 
Imagens e textos auxiliares do Google.
Videos - Youtube

Música : Barroca - JS BACH - Concerto N1
 
 
 
 
 
Créditos
 
Misted Imagem: red ambush small
Tube Mistesde e Arte
Auber Fioravante Júnior
Musica Wav Barroca - JS BACH - Concerto N1