DONATELLO

(1386 - 1428)

 

Donatello nasceu em Florença no ano de 1386, filho de Niccolo di Betto Bardi, tecelão de lã. Segundo Vasari, Donatello foi educado primeiro na casa de Roberto Martelli, e de 1402 a 1404 esteve em Roma com Brunelleschi estudando os clássicos. De 1404 a 1407, foi ajudante de Lorenzo Ghiberti na porta norte do Battistero. Em 1408, trabalhou na obra do Duomo de Florença, para o qual executou uma estátua de Davi em mármore, com uma coroa de amaranto e membros alongados, num estilo gótico tardio, mas apoiada numa perna só ao qual corresponde uma torção do busto, e as mãos realistas, mostrando um estudo acurado da anatomia humana. Em 1416, a estátua foi transportada para o Palazzo Vecchio, estando hoje em dia (2012) conservada no Bargello.

Entre 1409 e 1411, esculpiu o "São João Evangelista", para um nicho ao lado do portal central do Duomo, reagindo ao maneirismo do gótico tardio com uma composição clássica, mas humana e apoiada em estudos anatômicos, que viriam a ser um importante modelo do Moisés de Michelangelo.

S. João Evangelista

Em 1411, trabalhou a pedra para a Igreja de Orsanmichele. De 1411 a 1412 realizou o "São Marcos"'. Em 1417, completou uma estátua de "São Jorge" comissionado pela guilda dos artesãos de armaduras, pois estes queriam uma figura que apresentasse suas armas. Donatello apresentou uma figura animada pela torção e o jogo das pernas. A base em pedra apresenta um baixo-relevo construído com a técnica do stiacciato, e é um dos primeiros exemplos de perspectiva com único ponto de fuga, representando a luta com o dragão.

 

São Marcos
 

De 1422 é a Madona Pazi, que se encontra em Berlim. Em 1425, realizou o "Crucifixo" de madeira da igreja de Santa Cruz de Florença, onde o Cristo é retratado no momento da agonia, com os olhos semi-abertos, corpo tenso.

 
 
Cristo na cruz
 
 
Foi através de Donatello que Brunelleschi, de quem se tornou grande amigo, entrou para o mundo da escultura. Conatello havia feito um Cristo pregado na cruz e Brunelleschi comentou que a figura do Cristo parecia a de um homem comum do campo. Donatello aborrecido o desafiou a fazer melhor. E assim ele fez um crucifixo que ainda hoje adorna a Igreja de Santa Maria Novella.Quando donatello viou a opbra terminada, exclamou: A ti foi concedido talhar o Cristo. A mim foi concedido talhar os homens do campo.
 
 
Observem as obras:
 
Donatello Brunelleschi
 
 

Para o batistério de Siena, entre 1425 e 1427, forneceu os relevos com "O Banquete de Herodes" e as estátuas "Fé" e "Esperança".

Festim de Herodes - 1427

 

 

Na Florença dos Médici (1428 - 1443)

De cerca de 1430 é o "Davi"' em bronze. Obra realizada por comissão de Cosme de Médici, a estátua pode representar tanto o Davi bíblico, símbolo das virtudes cívicas, quanto o deus Mercúrio que contempla a fronte de Argo e dá uma representação intelectual e refinada da figura humana, se inspirando na arte helênica, com corpo nu, o pé sobre a cabeça de Golias corpo vivo, alegoricamente representa a razão que triunfa sobre a força bruta e a irracionalidade.

 

David Detalhe do rosto de David

 

Entre 1431 e 1433, em Roma, realizou o "Tabernáculo do Sacramento" para a basílica de São Pedro. De volta a Florença, trabalhou no coro para o Duomo. Em 1435, fez a "Anunciação" para a igreja de Santa Cruz.

 
 
Anunciação
 

De 1437 a 1443 trabalhou na "Sacristia Velha" da igreja de São Lourenço, realizando a porta com os "Apóstolos", "Confessores", "Mártires".Fez os santos "Cosme e Damião", patronos dos Médici e santos "Estevão e Lorenço". Também o teto é decorado em policromia com cenas da vida de São João Evangelista.

 
 
 
S Cosme e S. Damião
 

No ano de 1438, esculpiu a estátua de "São João Batista", para a igreja de Santa Maria Gloriosa de Frari em Veneza.

 
 
S joão Batista
 

Em Pádua (1443 - 1453)

Foi convidado para erguer em Pádua uma estátua para Erasmo de Narni, alcunhado o Gattamelata. Entre 1443 e 1450, trabalhou nessa estátua equestre em bronze, se inspirando nos modelos clássicos da estátua de Marco Aurélio, em Roma, o Regisole e os Cavalos de São Marcos, de onde tira o modo do cavalo que avança a passo. A imagem do homem é uma reconstrução idealizada que mira um ponto distante, com a mão segurando um bastão de comando em posição oblíqua, fazendo contraponto com a espada embainhada à linha horizontal do cavalo e a vertical do homem acentuando o movimento a frente. Este monumento serviu de modelo para todas as estátuas equestres erguidas na Itália e no mundo até o século XIX.

 

Gattamelata

 


Últimos anos (1453 - 1466)

 

Donatello retornou a Florença em 1453, onde executou a "Madalena" em madeira, hoje no museu do Duomo, obra que nega a beleza física, privilegiando a expressão, o corpo esquelético, a dor que transparece do rosto, representando os sentimentos mais profundos da alma humana.

 

Detalhe - Maria Madalena

 

Após concluir um "São João Batista" para o Duomo, teve sua última encomenda, dois púlpitos de bronze para a igreja de São Lourenço, projetada por ele mas executada com a participação de outros. O "Púlpito da Ressureição", com episódios da vida de Cristo unidos por relevos com motivos de vegetação e o "Púlpito da Paixão" com as cenas unidas por motivos decorativos.

 
Detalhe em relevo de um dos púlpitos
 

Morreu em Florença no ano de 1466.

 

 

Algumas das Principais Obras:

 

  • "São Marcos" - Florença;
  • "Tabernáculo de São Jorge" - Museu Nacional do Bargello, Florença;
  • "Profetas" (Zuccone) - Duomo, Florença;
  • "O Banquete de Herodes" - Pia batismal da catedral de Siena;
  • "Davi" - Museu Nacional do Bargello, Florença;
  • "Gattamelata" (estátua equestre ) - Pádua;
  • "Maria Madalena" - Duomo, Florença;
  • "Judite e Holofernes" - Palazzo Vecchio, Florença.

 

 
 
 
 
 
 
 
Mais algumas Obras:
 

Profetas Maria Madalena

Madona e Menino Nicolo da Uzzano ( busto )
 
Lamentação sobre o Cristo morto
 
Menino ( Fig. alegórica ) Anjos - candelabros S João Batista
 
 
 
 
São Jorge e o dragão

 
 
Igreja em Pádua
 
 
 
Sagrada Família
 
 
 
 
 
Qualquer pergunta ou dúvida, por e-mail, ok?
Obrigada, NVP.
 
 
 
Créditos:
Texto e compilações: Nídia Vargas Potsch
Arte, Formatação : Auber Fioravante Jr.
 
Bibliografia:
1
) Apostilas do Colégio Pedro II - (Organizada pelas Profas. de Artes Visuais do Colégio, onde me incluo)
2) História Mundial da Arte - O Renascimento - Bertrand Editora. Vol 3
3) Arte Comentada - Carol Strickland, Ph. D
4) Para entender a Arte - Robert Cumming - Ed. Ática.
 

Fontes:
www.planetaeducacao.com.br
Consultas e Fontes: Wkipédia.
Imagens e textos auxiliares do Google.
Videos - Youtube
 
 
 
Créditos
 
Imagem: Tais Luso
Arte
Auber Fioravante Júnior
Musica Wav
 
 

VOLTAR