Ticiano
 
 
( 1488 / 1490  - 27 de agosto de 1576 )
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
data provável
 
Ticiano (português), Titian (inglês) Titien (francês)Tizian (alemão)
 
 
 
                                                        
                                             Ticiano - Prado            Ticiano - Alemanha
 
 
Foi um dos principais representantes da Escola Veneziana no Renascimento, antecipando diversas características do Barroco e até do Modernismo. Ele também é conhecido como Tizian Vecellio.
 
Reconhecido pelos seus contemporâneos como "o sol entre as estrelas" , Ticiano foi um dos mais versáteis pintores italianos, igualmente bom em retratos ou paisagens, temas mitológicos ou religiosos.
 
 
                                     
                                          Aspecto do Campo                        Milagre da Criança falante        
 
    
 
Se tivesse morrido cedo teria sido conhecido como um dos mais influentes artistas do seu tempo, mas como viveu quase um século, mudando tão drasticamente seu modo de pintar, que vários críticos demoraram a acreditar se tratar do mesmo artista. O que une as partes de sua obra é seu profundo interesse pela cor, sua modulação policromática que é sem precedentes na arte ocidental.
 
As três idades do Homem - 1512
 
 
 
 
Seus Primeiros Trabalhos
 
 
Por volta dos dez anos de idade foi levado por seu irmão, o também pintor Francesco Vecellio, para Veneza, onde entrou como aprendiz de Sebastian Zuccato, célebre por seus mosaicos. Por volta dos 15 anos, mudou-se para o estúdio de Giovanni Bellini, naquele tempo o mais notável artista da cidade. Ali entrou com um grupo de jovens que incluía entre outros, Giorgione, e com ele fez uma parceria o que dificulta distinguir seus trabalhos iniciais.
 
 
Um afresco de Hércules no Palácio Morosini é tido como um dos seus primeiros trabalhos, assim como A Virgem e a Criança no Belvedere Viena e A Visitação de Maria e Isabel do convento de Santo André, hoje na Academia de Veneza. Os dois jovens mestres Ticiano e Giorgione foram logo reconhecidos como líderes de sua nova escola moderna, o que tornou suas pinturas mais flexíveis, livre das simetrias e das convenções hierárquicas que ainda estavam presentes na obra de Bellini.
 
 
 
 
As Virgens e o Menino
 
 
                                                                   
 
 
                                                
 
 
 
Gipsy Madona
 
 
Visitação
 
 
O talento de Ticiano apareceu nos afrescos que ele pintou em 1511 para a igreja das carmelitas em Pádua, alguns foram preservados como o Encontro no Portão Dourado e três cenas da vida de Santo Antônio.
 
Em 1513 retornou a Veneza e após 1516 obteve uma patente na "Fondaco de Tedeschi" , espécie de cargo público, tornando-se superintendente de serviços do governo, com uma renda rasoável, especialmente para terminar trabalhos de Bellini, que havia morrido, neste mesmo ano.  Ele se instalou num ateliê no Canal Grande e trabalhou para cinco Doges sucessivos.
 
Doge Andrea Gritti
 
 
Giorgione também já havia falecido em 1510. Nesta época Ticiano já contava com algumas obras de vulto em seu currículo, sem rival na escola veneziana. Por sessenta anos ele foi o lider absoluto, mestre oficial e pintor laureado da Sereníssima República de Veneza.
 
Durante o período entre 1506 a 1530 que chamaremos de crescimento até a maturidade, Ticiano libertou-se das tradições de sua juventude, procurando personagens mais complexos, tentando também um estilo mais monumental. Em 1518 criou para o altar da Igreja de S. Francisco,  A Consumação da Madona, Hoje na Academia de Veneza, este afresco é de uma escala colorida tão intensa e variada, como nunca tinham visto antes na itália, o que causou surpresas e admiração.
 
 
                                                      
                                                     Mater dolorosa                                    Mater Dolorosa em oração
 
 
Conseguiu alcançar uma forma insuperável no retábulo de Pesaro em 1526. Talvez seja este o mais estudado e perfeito de seus trabalhos, pacientemente desenvolvido com uma disposição especial de ordem, liberdade, originalidade e estilo. Dando uma nova concepção ao tradicional grupo de personagens, santas se movimentando pelo espaço da obra, onde planos e diferentes degraus criavam a trama de uma atmosfera arquitetônica espetacular.
 
                                                                                     
                                                           Assunção da Virgem             Madona de Pesaro
 
Em 1521 Ticiano encontrava-se no auge de sua fama. Criou um São Sebastião para o legado papal em Bréscia. Trabalho este com inúmeras cópias. Portanto, avolumaram-se as encomendas. Um dos mais extraordinários trabalhos deste período foi a Deposição de São Pedro, do qual só restam cópias porque fora destruído.  A associação da paisagem com uma cena de morte nos mostra uma tragédia sobressaltada e patética, como nem Tinturetto ou Delacroix conseguiram fazer.
 
 
                                                                                        
Adão e Eva
 
 
                                                                                        
             
                                           S. Sebastião                              S. joão Batista                    Cristo coroado de espinhos
 
 
                                        Para a Igreja de Santa Maria della Salute criou óleos sobre painéis:
 
Os Doutores da Igreja
 
 
                                                      
                                      S. Jerônimo                  S. Agostinho          S. Ambrósio              S. Gregório
       
 
Os Evangelistas
 
 
                                                      
                                     S. Mateus                     S. Marcos                   S. Lucas               S. João Evangelista
 
 
 
Simultaneamente, continuou com a sua serie de pequenas madonas onde utilizava paisagens no estilo pastoral. Foi também um período de séries de temas mitológicos, como Baco e Ariadne, em Londres, talvez uma das mais brilhantes obras do neo-paganismo do Renascimento.
Foi muito imitada , mas nunca superada. E foi neste período de maestria também que Ticiano compôs os retratos e busto de jovens como Flora nos Uffizi ou Jovem no toucador. no Louvre.   
 
Baco e Ariadne
 
 
          
                            David e Golias                      sisyfus                Vênus e Adonis                Diana e Acteon
 
 
 
 
Na Maturidade
 
 
Durante o pròximo período de 1530 a 1550 como já se esboçava o seu Martírio de S. Pedro, o pintor devotou-se cada vez mais ao estilo dramático. E desde o inicio de sua carreira  Ticiano tinha mostrado ser um mestre nos retratos. Pintou inúmeros doges, príncipes, cardeais, monges, artistas, etc. teve muito sucesso ao extrair de cada fisionomia, seus traços principais, ou seja o que as caracterizavam. Como retratista, Ticiano é comparável a Rembrandt e Velásquez.
 
Retratos
 
 
                                              
 
 
                                                      
 
                        
                                                               
 
 
Como sucesso profissional e mundano, neste tempo, sua posição pode ser muito bem comparada a de Rafael, Michelângelo e mais tarde de Rubens.  Ele sempre visitava sua terra Natal, onde era influente e generoso. Em 1546 foi a Roma onde obteve a honraria de receber a cghave da cidade. Seu predecessor imediato desta homenagem foi nada mais nada menos do que Michelângelo em 1537.
 
 
Curiosidades
 
 
Abaixo, série de 3 valores emitida pela Espanha "Tiziano 1477-1576"  Um dos selos mostra o auto retrato cuja data de 1477 não corresponde ao nascimento. Há também outra série de Yvert: 2105/2113
 
                                 
 
                      
                                                                 
                                                                         Selos da Alemanha
 
 
                                      
Vênus de Urbino    -  Selo  Paraguaio
 
                             
                                         
 selo Italiano                                             Amor sacro e profano
                                 
                         
                                                        
                                                       Flora                               Selo Italiano
 
 
Outros Selos em Homenagem a Ticiano
 
                                                             
                                  Tchecoslováquia           Cayman - Canadá                  Vaticano
 
 
Por ter vivido muitos anos o pintor Ticiano nos permite distinguir em sua trajetória, períodos bem concretos em seu trabalho de criação, nos quais, de uma maneira ou de outra, seu estilo foi variando das formas clássicas do Renascimento para as dinâmicas e livres do Barroco.
 
 
 
Outras Obras:
 
 
 
 
Duque de Alba
 
 
 
Imperador Carlos V
 
 
Alegoria do Tempo - Prudência - 1565
 
 
                                        
                                                                               bacanal                                                                             
 
 
Danae
 
 
 
Nu
 
 
Venus de Urbino
 
 
 
 
O concerto
 
 
 
                                               
                                                  Madalena                                                      Beldade ao espelho
 
 
 
 
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Vídeos
 
 
 
 
 
 
http://youtu.be/jk5DOy_13hw   pinturas de Ticiano
 
 
 
 
Qualquer pergunta ou dúvida, por e-mail, ok?
Obrigada, NVP.
 
 
 
 

Créditos:
Texto e compilações: Nídia Vargas Potsch
Arte, Formatação : Auber Fioravante Jr.

 

Bibliografia: 
1
) Apostilas do Colégio Pedro II - (Organizada pelas Profas. de Artes Visuais do Colégio, onde me incluo) 
2) História Mundial da Arte - O Renascimento - Bertrand Editora. Vol 3

3) Coleção ArtBook titian - DK  - London Kindersley Book

4) Arte Comentada - Carol Strickland, Ph. D

5) Para entender a Arte - Robert Cumming - Ed. Ática.


Fontes: 
www.planetaeducacao.com.br
Consultas e Fontes: Wkipédia. 
Imagens e textos auxiliares do Google.
Videos - Youtube

 
 
 
 
Créditos
 
Imagem: Tais Luso
 Arte
Auber Fioravante Júnior
Musica Renascentista

 

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