Duccio de Buoninsegna
(Siena, 1255 — Siena, 1319)
 
 
 

Foi provavelmente o mais influente artista de Siena do seu tempo, a figura mais importante da chamada Escola Sienesa. Considera-se que Duccio teve grande influência na formação do estilo chamado Gótico Internacional e que influenciou Simone Martini e os irmãos Ambrogio e Pietro Lorenzetti, entre outros. Seu grande rival na época foi Giotto, mestre da Escola Florentina.

Seus trabalhos incluem a Rucellai Madonna (1285), para a Igreja de Santa Maria Novella (atualmente na Galeria Uffizi) e a lendária Maestà para a catedral de Siena. A Maestà foi carregada pela ruas de Siena em uma cerimônia religiosa e representou um grande passo adiante na representação pictórica de narrativas.

 

 

Madona Rucellai

Sua Madona e o Menino, pintada em um painel de madeira cerca do ano de 1300, foi comprada em Novembro de 2004 pelo Metropolitan Museum of Art em Nova York por mais de 45 milhões de dólares, no que foi talvez a mais cara compra do museu.

 

 

 A Maestà e A Madonna e o Menino:

 A Maestà e A Virgem com Vinte Anjos e Dezenove Santos é um altar composto de muitas pinturas individuais encomendado pela cidade de Siena em 1308 para Duccio . A obra fez com que a arte italiana se desviasse do estilo bizantino para representações pictóricas mais realistas. A pintura foi instalada na Catedral de Siena em 9 de Junho de 1311. Permaneceu no lugar até 1711, quando foi desmantelada para que ficasse m dois altares. As pinturas menores foram danificadas no processo e até mesmo vendidas em separado. Hoje várias partes do altar estão expostas em diferentes museus.

 
 
Maestà,  Museu de Siena. ( com 20 anjos e 19 santos)

Madonna e o Menino (também conhecida como Stoclet Madonna ou Stroganoff Madonna) é um painel de Duccio feito pelo ano de 1300. Em Novembro de 2004, a pintura foi comprada pelo Metropolitan Museum of Art, de Nova York, em um leilão pela empresa Christie's, por uma soma desconhecida (acredita-se 45 milhões de dólares). Foi a primiera obra de Duccio adquirida pelo museu e talvez sua obra mais cara. Foi vendida por membros da Família Stoclet e faz parte hoje da seção renascentista do museu. Era a última peça de Duccio em mãos privadas e uma das poucas criadas pelo artista como uma pintura individual e não como parte de um conjunto. Em 2006, James Beck, um erudito da Columbia University afirmou que a obra é uma cópia de uma pintura do século XIX. O Met. refutou a informação, afirmando que antes da compra foram feitas análises detalhadas da pintura.


 
Outras Obras:
 
 
                                    
                crucificação                         Por trás da porta fechada
 
 
                        
Casamento de Caná
 
                                          
                                          tentação da montanha
 
                               
             As três Marias na tumba                        madona e menino            
                                 
  anunciação     
 
 
         
            transfiguração                                                               Última Ceia
 
 
 
 
 
 
 
Madona e Menino e Santos
Pequeno tríptico
têmpera sobre madeira
 
 
 
Vídeos:
 
 
    
Se você desejar ver mais pinturas
ou ler sobre este pintor italiano,
basta acessar o Google. Grata, NVP.
 
 
 
 
Créditos:
  Texto e compilação: Nídia Vargas Potsch
   Imagens: Banco de Dados Google
  Arte: Auber Fioravante Jr.
  Música: Canto Gregoriano -  Sanctus - Kyriale XI