GIOTTO:
 (1267/1337)
 
 
 
 
O artista italiano Giotto tornou-se famoso ao fazer pinturas que pareciam muito mais reais do que outras da época. Ficou encarregado de pintar retábulos em madeira e afrescos nas pareces das igrejas de Florença, sua cidade natal, e de muitas outras cidades italianas. Seus afrescos na capela de Arena, em Pádua, representam cenas da vida de Cristo. Ele tentou mostrar o que as pessoas sentiam em vez de as utilizar apenas como motivo de ornamentação. Giotto tentou tornar reais as suas figuras, utilizando a técnica do sombreado para as fazer parecer sólidas.
 
 
                                   
                          Adoração -  Reis Magos                    A última Ceia
 
 
                                        
                         O Massacre dos inocentes              Ognissanti Madona
 
                            
 
 
  
o Beijo de Judas
 
 
                                                             
                                                          Crucificação
 
                                                                                       
 
Nascido perto de Florença, como já dissemos, foi discípulo de Cinni di Pepo, mais conhecido na história da arte por seu apelido, Cimabue, e o introdutor da perspectiva na pintura, durante o renascimento.

Devido ao alto grau de inovação de seu trabalho (ele é considerado o introdutor da perspectiva na pintura da época), Giotto é considerado por Bocaccio o precursor da pintura renascentista. Ele é considerado o elo entre o renascimento e a pintura medieval e a bizantina.

A característica principal do seu trabalho:  identificação da figura dos santos como seres humanos de aparência comum.  Esta visão vai  de encontro a uma visão humanista do mundo, que vai cada vez mais se firmando até ao Renascimento.

 

                

           

            Adoração                                    Afresco capela em Pádua

 

              

     Ascenção de Cristo   

 

          

                                               Último julgamento - detalhe

    

                                                       

                                                              Fuga do Egito

 

 Giotto forma diminutiva de Ambrogio ou Angiolo, não se sabe ao certo, adotou a linguagem visual dos escultores, procurando obter volume e altura realista nas figuras em suas obras. Comparando suas obras com as do seu mestre, elas são muito mais naturalistas, sendo Giotto o pioneiro na introdução do espaço tridimensional na pintura européia. Em seus trabalhos pela Itália, Giotto fez amizades com o Rei de Nápoles e Bocaccio, que o menciona em seu livro, Decameron.

              

   

Batismo de Cristo 

 

Triptico à tempera

 

                                                    

Natividade

Em 1280, Giotto foi com Cimabue para Roma onde havia uma escola de pintores de afrescos, onde o mais famoso era Pietro Cavallini. O famoso escultor florentino Arnolfo di Cambio, de quem Giotto se inspirou bastante em seus afrescos, também estava trabalhando em Roma. De Roma, Cimabue foi para Assis para pintar vários grandes afrescos na recém-construída Basílica de São Francisco de Assis. É possível, mas não certo, que Giotto tenha ido com ele.

 Em 1320, ele retornou à Florença, onde chefiaria a construção da Catedral de Florença. Giotto morreu quando pintava "O Juízo Final" para a capela de Bargello, em Florença.

                

                         Madona                                                    São Francisco

 

De acordo com o historiador Giorgio Vasari, ele teria começado a desenhar ainda com 8 anos, quando era um pastor de ovelhas, fazendo desenhos em rochas. O artista Cimabue, um dos maiores pintores da Toscana, junto com Duccio (em Siena), o teria visto desenhando uma ovelha e pediu ao pai de Giotto para levá-lo para ser o seu aprendiz. Posteriormente, ele teria pintado uma mosca no nariz de uma figura com tanta habilidade que seu mestre teria tentado afugentar o inseto várias vezes antes de perceber que se tratava de uma pintura.

 

Algumas Obras:

 Vida de São Francisco - afresco no teto da Basílica.

Afrescos de Santa Maria Novella - 1290 - fase inicial

Cena da Crucificação - pintada em Florença

Afrescos na Basílica de São João de Latrão.

 

 
             A Lamentação, na    
         Capella degli Strovegni.
 
 

A Capella degli Scrovegni, também chamada Arena Chapel, em Pádua, é considerada o maior trabalho de Giotto. Ele retrata cenas da Virgem Maria e da Paixão de Cristo e foi criada entre 1303 e 1310. Aqui, ele quebra as tradições da narração de cenas medievais. A cena da morte de Cristo foi admirada por muitos artistas renascentistas pela força dramática da cena em seu trabalho. Michelangelo, que estudou a obra de Giotto, inspirou-se nesse trabalho para a pintura da Capela Sistina.

Como era comum na decoração do período medieval, a porção oeste da parede é dominada pelo Julgamento Final. São muitos os painéis famosos da Capela, incluindo um com a Adoração dos Magos, em que aparece uma Estrela de Belém semelhante a um cometa. Giotto viu o Cometa Halley em sua aparição em 1301 no céu italiano e é bem provável que esse objeto astronômico tenha influenciado a estrela da Adoração.

Vários outros pintores do norte da Itália foram influenciados por Giotto, incluindo Guariento, Giusto de' Menabuoi, Jacopo Avanzi e Altichiero.

 

 

O Julgamento

 

Outras obras:

Um documento de 1313 mostra a presença de Giotto em Roma, onde ele executou um mosaico para a antiga Basílica de São Pedro, encomendado pelo Cardeal Jacopo Stefaneschi.

Em 1318, ele começou a pintar quatro capelas para quatro diferentes famílias de Florença na Igreja da Santa Cruz. As composições de Giotto influenciaram mais tarde a Cappela Brancacci, de Masaccio. Entre 1303 e 1310 realizou um dos mais importantes trabalhos, pintura da Capela Degli Strovegni em Pádina.

 

Danti Alighieri

 

 

 

Estátua de Giotto em  Uffizi

 

 

* * *

 
Vídeos:
 
GIOTTO
 
 
 
                      http://youtu.be/RhK0Tt0MrcQ        ( falado)
 
 
 
 
 
Se você desejar ver mais pinturas
ou ler sobre este pintor italiano,
basta acessar o Google. Grata, NVP.
 
  
 
 
 
 
 
 
Creditos:
  Texto e compilação: Nídia Vargas Potsch
  Arte: Auber Fioravante Jr.
  Imagens: Banco de Dados Google
  Música: Canto Gregoriano -  Jubilate Deo - Capuchinhos

 

 

VOLTAR