GIUNTA PISANO
( 1202 a 1258 )
 
 
É o pintor mais antigo, cujo nome esta inscrito numa obra artística. Consta que esteve em Pisa entre os anos de 1241 a 1254.
Pintava em tecido colocado sobre madeira e preparado com emplastro de gesso.
 
 
 
 
Suas representações chamaram a atenção de Cimabue, principalmente os dramáticos crucifixos que ele executava belamente, com profunda influência do expressionismo bizantino. (Santa Maria degli Angeli, en Assis, y Santo Spirito, em Pisa).Como exemplo, da força desta ascendência, podemos citar  o crucifixo de Cimabue na Basílica de Santa Cruz, em Florença, inspirado em Pisano e sua técnica. O mais antigo trabalho da autoria de Pisano, com sua assinatura, evidentemente, é o crucifixo colocado na cozinha do convento
de Santa Ana em Pisa.
 
 
 
Acredita-se que ele tenha trabalhado também na Igreja de Assis onde pintou um crucifixo com a imagem do padre Elias, responsável pelos franciscanos, abraçado ao pé da cruz. Lá, os afrescos são de estilo bizantino, provavelmente executados com a ajuda de outros artistas,  possivelmente, gregos.
 
 
afrescos
 
 
 
Sua obra mais importante, data de 1250 localizada na abside esquerda da Basílica de São Domenico, na Bolonha. A inscrição deste crucifixo é em latim e diz: "Cuius docta manus me pixit  junta Pisanus". Isto é, "Pintado pela mão de Giunta Pisano."
 
 
Giunta Pisano - 1250
 
 
 
 
 
A idolatrada
 
 
 
Museu de San Mateo-Domenico
 
 
 
 
 
                                
 
Crucifixos
 
 
 
Se você desejar ver mais pinturas,
ou ler sobre este pintor italiano,
basta acessar o Google. Grata, NVP.
 
  
 
 
 Créditos:
  Texto e compilação: Nídia Vargas Potsch
   Imagens: Banco de Dados Google
  Arte: Auber Fioravante Jr.
  Música: Canto Gregoriano - Pater Nostre

 

VOLTAR