Rafael Sanzio
(1483  -  1520 )
 
 
Auto -retrato
 
Retrato por Francesco Maria della Rovere, 1514
 

Nascido em 6 de abril em Urbino, homem de temperamento calmo e incentivado pelo pai, um pintor de pouca expressão, conseguiu se sobressair em seu trabalho. Suas obras demonstram equilíbrio e simetria além de grande fervor religioso.
 
Rafael, considerado o príncipe dos pintores, elegeu especialmente a pintura e a arquitetura como meios de expressão. Ele se tornou famoso pela aura graciosa que cercava sua obra, e também por uma perfeição sem igual.afael, considerado o príncipe dos pintores, elegeu especialmente a pintura e a arquitetura como meios de expressão. Ele se tornou famoso pela aura graciosa que cercava sua obra, e também por uma perfeição sem igual.
 
Aos 10 anos de idade, perde sua mãe e um ano depois seu pai. Apesar disso, Rafael continua a ser incentivado e orientado por Evangelista di Pian di Melero que havia sido discípulo de seu pai Giovanni di Santi.
 
Aos dezoito anos, pintor já independente, recebe diversas encomendas tornando-se conhecido e ganhando fama pelos arredores de urbino.
 
Em 1504 parte para Florença, aos 21 anos, em busca de reconhecimento maior. Produz enorme quantidade de trabalhos, especialmente uma seqüência de Madonas.
 
                                                              
                       Madona  de Passadena                         Madona do Grão Duque
 
 
 
 
                                                        
                                     Virgem do Pintassilgo                 Virgem do Prado
 
 
OBS 1: Esta madona, A Virgem do Pintassilgo, foi executada por Rafael como um presente de casamento ao amigo Lorenzo Nasi. Um terremoto ocorrido em 1548 danificou a pintura, que foi fragmentada em 17 pedaços. Foi restaurada logo em seguida, mas os danos ainda são visíveis.
 
OBS 2: Esta Madona, a Virgem do Prado, foi por influência de Miguelângelo.
 
 
Madona de Orleans
 
Esta madona, assim intitulada por ter pertencido ao duque de Orléans no século XVIII, mostra a clara influência de Michelangelo na pose escultórica do Menino Jesus. Já a composição parece derivar do São Jerônimo de van Eyck, obra que integrava a coleção de Lourenço de Médici no século XV.
 
 
Em 1508 Vai para Roma Atraído pelos rumores de grandes oportunidades para novos artistas.
Chegando lá consegue ser incluído na equipe de artistas responsáveis pela decoração da nova residência do Papa Júlio II.
 
Aproveita bem esta oportunidade, destacando-se dos demais, sendo nomeado pelo Papa responsável pela direção dos trabalhos.
 
Este retábulo foi encomendado a Rafael por Leandra Oddi, para figurar na capela de sua família, na Igreja de San Francesco al Monte, em Perúgia. Foi a primeira obra em que Rafael, já na condição de mestre independente, entrou em competição com o ateliê de Perugino.
 
 
Coroação da Virgem - 1501-1504
 
Aos 26 anos já é um artista consagrado e responsável por inúmeros projetos até que em 1520 com 37 anos contrai uma doença desconhecida e morre.
 
Rafael foi enterrado no Pantheon, o mais honorável mausoléu na Itália. Em sua tumba foi colocada uma frase de Pietro Bembo em latim que diz: ?Aqui jaz Rafael, que fez temer à Natureza por si fosse derrotada, em sua vida, e, uma vez morto, que morresse consigo?.Rafael foi enterrado no Pantheon, o mais honorável mausoléu na Itália. Em sua tumba foi colocada uma frase de Pietro Bembo em latim que diz: ?Aqui jaz Rafael, que fez temer à Natureza por si fosse derrotada, em sua vida, e, uma vez morto, que morresse consigo?.
 
 

Algumas de suas Principais Pinturas:

Entre suas obras, há muitos retratos cujos modelos são desconhecidos.
 

A transfiguração
A escola de Atenas
A bela Jardineira

 
 
 
Obras:
 
Transfiguração
 
 
 
 
Escola de Atenas
 
 
Detalhe do pintor na Escola de Atenas
 
 
A Bela Jardineira
 
 
 
 
Mais algumas obras:
 
- Bandeira de procissão com a Santíssima Trindade
- Ressureição de Cristo
- Deus Pai
- Abençoada Virgem Maria
- Anjo
- A Virgem com o Menino
- São Sebastião
- Retrato de um Homem
- A Coroação da Virgem
- A Anunciação
- Adoração dos Magos
- A Apresentação no Templo
- Madona Connestabile
- Madona com o Menino
- O Casamento da Virgem
- São Jorge e o Dragão
- As Três Graças
- Visão de um Cavaleiro
- Madona e o Menino no Trono com Santos
- São Miguel
 
 
 
As três Graças
 
 
Alegoria da Virtude -  Afresco
 
 
 
Casamento da Virgem
 
 
Fornarina
 
 
                                                          
                                          Madalena Doni                                  Agnolo Doni
 
 
Esta obra é um pendant do Retrato de Maddalena Doni, esposa do retratado, Agnolo Doni, rico comerciante e colecionador de arte para quem Rafael pintou seu mais famoso tondo de madonas. Este par de retratos mostram alguma influência compositiva derivada de Leonardo da Vinci, sobretudo de sua famosa Mona Lisa, mas a linha do horizonte mais baixa e a "agressividade" atenuada da paisagem conferem às composições de Rafael mais serenidade.
 
 
 
Giulio Romano - Afresco
 
 
Léo e Átila 
 
 
Madona e o Menino
 
 
 
Mulher com unicórnio
 
 
Sagrada Família
 
 
 
                                                  
                               Detalhe da pintura                    Triunfo de Galatéa 
 
 
 
Deposição de Cristo
 
 
Multiplicação dos peixes
 
 
 
Ressurreição de Cristo
 
 
 
                 
             Poesia                                 Filosofia                             Justiça                         Teologia
 
 
 
Papa Leão X
 
 
                                         
                               Fé                                         Esperança                               Caridade
 
Além dos três três painéis monocromados (Fé, Esperança e Caridade), o retábulo é composto por uma luneta (pintada por Domenico Alfani) e um friso decorativo, obra de um assistente de ateliê.
 
 
 
 
                                                        
                                Santo Antonio de Pádua                 São Francisco de Assis
(Detalhes de Retábulo em Colonna)
 
 
Mulher grávida - 1505-1506
 
Este retrato feminino, um dos melhores exemplos da capacidade de Rafael de apreender e transpor para a composição a psicologia de seus modelos, foi pintado pelo mestre durante sua estadia em Florença. É um dos raros retratos de mulheres gravidas executados durante a Renascença italiana.
 
 
 
Sagrada Família
 
É possível que esta seja uma das duas pinturas mencionadas por Vasari como encomendadas em Urbino por Guidobaldo da Montefeltro. É bastante peculiar a representação de São José sem sua tradicional barba.
 
 
 
São Jorge e o dragão
 
O tema do São Jorge combatendo o dragão foi tratado pelo artista em ao menos duas oportunidades. A literatura contemporânea tende a acreditar que a versão do Louvre precede a versão de Washington
 
 
Vídeos:
 
( Para complementar o texto acima )
 
 
http://youtu.be/D6kGstztXTM    Com mais algumas pinturas de Rafael
 
http://youtu.be/B986UbpvQ2U   Com outras Pinturas de Rafael
 
 
http://youtu.be/HZfRXQdTP2o   Parte 1 - Falado
 
http://youtu.be/0U19N0WFT2Y   Parte 2 - Falado
 
http://youtu.be/r7JxMIs3RVE    Parte 3 - Falado
 
http://youtu.be/u-9G0Ndxopg    Parte  4 - Falado
 
 
http://youtu.be/oK2Ixth6p_k     Escola de Atenas  - 38 min.
 
 
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Créditos:


Texto e compilações: Nídia Vargas Potsch
Arte, Formatação : Auber Fioravante Jr.

 

Bibliografia: 


1
) Apostilas do Colégio Pedro II

(Organizada pelas Profas. de Artes Visuais do Colégio, onde me incluo) 
2) História Mundial da Arte - O Renascimento - Bertrand Editora. Vol 3

3) Arte Comentada - Carol Strickland, Ph. D

4) Para entender a Arte - Robert Cumming - Ed. Ática.


Fontes: 

Consultas e Fontes: Wikipédia. 
Imagens e textos auxiliares do Google.
Videos - Youtube

Música : Renascentista.

 
 
 

 
 
Créditos
 
Misted Imagem: Ester Angelini
 Arte
Auber Fioravante Júnior
Musica Wav Renascentista