Pinceladas sobre Arte

(10ª parte)


"Eu tenho tentado expressar as terríveis paixões da humanidade
através do vermelho e do verde! "
Van Gogh

 

Café à noite, Van Gogh


 

Velhas Histórias
Nídia Vargas Potsch


Sonoras rimas em aquarela,
cujos matizes multicoloridos
pincelam e harmonizam vidas...
Zonas de luz, por vezes,
somente em claro/escuro.
Modelam ou realçam
a profundidade de um contexto
de lendas estratégicas
ou histórias múltiplas,
num cordel dinâmico
de belas expressões,
em linguagem poética,
recheada de lembranças,
moldada por olhares,
cheiros e sabores,
avivadas no imaginário
dos contrastes
entre Razão e Coração...

@Mensageir@
Rio, 02/08/2007




 

A COR   (Parte - C)


O IMPACTO EMOCIONAL DAS CORES

 

Agora que já relembramos um pouco mais sobre as Cores, e percebemos porque elas representam tantas coisas para nossas emoções e sentimentos; e, como são um bonito meio de expressão de que dispomos, vamos brincar?




Rosa Cromática, Estrela Cromática ou Círculo Cromático de Charles Blanc



É um recurso usado por ele para misturar as cores mais facilmente. É muito simples de fazer: Crie um triângulo equilatero e coloque outro por cima do primeiro de modo que os vértices fiquem opostos. No vértice do triângulo equilatero de base para baixo, coloque as cores primárias começando pelo amarelo lá em cima. Azul do seu lado direito e vermelho do esquerdo. Tendo as três primárias, as demais você, consegue facilmente. É só misturar duas a duas.

Com esta pequena explicação e o desenho acima para melhor visualização, vai ser fácil começar a brincadeira.

Cores análogas ou vizinhas:
É a combinação que se faz com as cores vizinhas do Círculo cromático. Vá lá no Circulo e escolha a que mais gosta.

Cores Complementares ou cores Opostas:
É a combinação que se faz com as cores que estão em posição no círculo cromático. Exemplo: amarelo tem no roxo o seu oposto. Cite mais dois exemplos. Mas não olhe as respostas antes.

Exemplo: Vermelho e verde; Azul e laranja.

Já para fazer as tonalidades:

Acrescente branco ou preto nas cores variando-as. De tons agudos, os mais claros que sugerem coisas leves e suaves porque você, acrescentou o branco.

De tons graves, fazendo com que o seu trabalho fique pesado e até mesmo triste ou solene, porque você, acrescentou o preto.

Tente misturar com lápis de cor ou giz de cera dos netinhos.

Como conseguir os Matizes ou Nuances?

Matizes ou Nuances são gradações das novas cores que surgem com a mistura com outras cores, nelas não acrescentamos nem branco, nem o preto. É uma mistura de cor com cor.

Pense e me diga: Como você classificaria as Cores Terciárias? Seriam tonalidades ou nuances? Lembrem-se de como obtemos as cores terciárias que você, terá fácil a resposta.

É muito comum em decoração o arquiteto ou decorador usar nuances de uma determinada cor para enfeitar os ambientes de salas, quartos, cozinhas, escritórios, etc. Inclusive, você mesmo, muitas vezes o faz, sem nem perceber, quando se veste.

É um tipo de combinação muito interessante. Ex: uso de várias nuances de azul: calça jeans, camiseta azul clara, sandália azul clarinha ou uma bijuteria azul qualquer.



Podemos também usar cores quentes e cores frias.

As cores quentes


Derivam do Vermelho e do Amarelo. São estimulantes, dinâmicas, agressivas, excitantes como a luz do sol e do fogo. Portanto sugerem: claridade, luminosidade, movimento, alegria, vibração etc.


As cores quentes quando pintadas nos ambientes diminuem aparentemente suas dimensões internas. Elas tendem a fazer um objeto parecer MAIOR e AVANÇAR na direção de nossos olhos. Por isso, quando as pessoas querem destacar determinada imagem ou um objeto, elas sempre usam cores quentes.
 

                                                                                        Cores Quentes


Outra coisa, repare, se você ficar algum tempo num ambiente com luzes vermelhas, amarelas e laranjas, sentirá calor mesmo que a temperatura não esteja alta. As cores quentes em excesso trazem cansaço e excitação para o ser humano. Ficam bem em Salas de Diversão.

 

As cores frias


São cores que resultam do azul e do verde. São cores suaves, repousantes, como o céu e as folhagens. Elas sugerem, portanto, a idéia de frio, sombra, serenidade solidão, paz, descanso, tranquilidade etc...
As cores frias criam a ilusão de profundidade quando pintadas num ambiente porque aumentam aparentemente as dimensões internas do mesmo.
Elas tendem a diminuir o tamanho dos objetos e os distanciam de nossos olhos. Através das cores e dos matizes frios, conseguimos transmitir a impressão de afastamento dos objetos. Por isso, quando as pessoas querem afastar determinada imagem ou um objeto, elas sempre usam cores frias.

                                                                                           Cores Frias



As cores frias ficam bem em hospitais, escolas, bibliotecas e ambientes que necessitem de tranquilidade. Ou se você desejar uma sala ou quarto de aparência maior, como irá pintá-lo? Isso mesmo. Um verde ou azul bem clarinho é o bastante. Nada de amarelos ou laranjas.

Observação I:
Olhe esta curiosidade sobre a cor roxa. Pode ser quente ou fria dependendo da sua mistura. Quando na mistura contiver mais vermelho, é considerada quente. Quando contiver mais azul, será considerada fria.

 

Cor roxa - Quente e fria

 

Observação II:
Observe a Tag abaixo. Desta vez coloquei-a maior propositalmente. Reparem como as cores vermelho e rosa aproximam mais as figuras dando a sensação de que estão mais próximas e que as folhas verdes estão bem discretas. Comparem-nas.



Então de acordo com o relembrado aqui sobre as cores, formatadores(as) mãos à obra! Quero ver seus belíssimos trabalhos coloridos com muito amor, para nosso deleite e alegria.


                        
 

  

 

Tubes: Claudia Viza/Guismo/TReagen
Wav: Charlie Chaplin - Les Temps modernes
 

 

 

 

Voltar

 

 

Melhor Visualização: 1024 X 768

Webdesigner: JoiceGuimarães