Pinceladas sobre Arte

(15ª parte)

" A atividade que não progride diariamente, regride dia a dia! "
Adágio Popular.



O Poder da Observação, da Memória e da Criatividade.
Funções Múltiplas da Inteligência



O Pensar!
Nídia Vargas Potsch

Dúvidas e incertezas
martelam nosso pensar
com proposições
as mais variadas possíveis.
Queremos criar algo novo,
inusitado, especial.
Afobados, sem tempo
para escolher, observar,
pensar bem, matutar,
com a pressa de sempre,
não pensamos duas vezes
escolhemos a opção que
melhor nos convém.
Quase sempre nos damos mal...
Pensar bem, faz parte da inteligência!

@Mensageir@
Rio, 18/04/2010


 

 


A Vida sensitiva encontra-se nos seres vivos que se comunicam com o mundo ambiente através dos sentidos. As Artes Plásticas, por exemplo, nos sensibilizam pela visão e o tato. A vida sensitiva humana sofre contínua interferência da Razão. A vida racional existe porque há inteligência.

A atividade da inteligência chama-se PENSAR. E o produto do pensar o PENSAMENTO.
Além de intuir, a inteligência tem a capacidade de formar conceitos, que são como se fossem fotografias mentais dos objetos.

Havendo curiosidade ou interesse suficiente para ativar a observação que nos faz olhar e perceber detalhes e se pudermos usufruir de nossa liberdade de expressão, estaremos dando os primeiros passos para ver, interpretar e representar o mundo ao nosso redor, sendo os seres inteligente que somos.

Aprender a observar nos ajuda a entender e compartilhar nosso mundo. Mas a inteligência não é a mesma coisa que observação, memória, imaginação ou criatividade. Elas são suas grandes auxiliares, não se confundindo entre si.

A Memória e a Inteligência são semelhantes mas possuem funções diversificadas. A Memória recorda o compreendido. A Inteligência produz. A Memória mostra. A Inteligência enxerga, intui, compreende, apreende, entende.

A Inteligência é a responsável pela diferença entre Homem e Animais.Eles não falam, não discutem não raciocinam. O Homem progride e eles não.

 

         

 

Temos cultura, religião, ciência, filosofia, ética, artes e eles, não.

 

      

Compare as situações!

 

Memória é importantíssima porque com ela você não somente recorda de suas experiências, como também da casa onde mora, do quarto em que dorme, do seu nome, da sua própria identidade.

Já a Imaginação é o poder criativo, que junto com a Memória são auxiliares indispensáveis da Inteligência. A Imaginação funciona como se fosse um caleidoscópio. Seus cacos de vidro compõem-se em formas novas e diferentes cada vez que é girado.

Exemplo: você tem na memória a figura de uma águia e um leão. Sua imaginação encarrega-se de compor um novo ser:
- águia com cabeça de leão
- leão com asas de águia.
Compondo, a imaginação flui e cria novos seres a seu bel prazer, por isso ela é chamada de Imaginação Criadora. As grandes criações da humanidade têm suas raízes na Imaginação.
 

Guernica - Pablo Picasso

 

Poetas e Pensadores compõem textos - surgem poesias, romances, ensaios, etc... Músicos compõem sons - resultam em sonatas, sinfonias, MPB, etc... Pintores compõem cores - nos deslumbramos diante dos quadros imortais. Escultores e Arquitetos compõem formas - estátuas e obras arquitetônicas. Bailarinos e Cineastas compõem movimento - surgem os filmes e as belas coreografias, e daí vai ...

 

                                       

                                             Dança                                         Poetas                                    Formatadores

 

A vida humana está impregnada de imaginação, senão vejamos; A mitologia - com seus seres mágicos e surpreendentes - seria impossível, sem a imaginação. Nossos sonhos - são um produto dela. As brincadeira de "Faz de conta das crianças - é a imaginação que completa a falta da realidade.

Mas, quem compreende, entende, distingue entre o certo e o errado, entre o feio e o bonito, que a imaginação compõem chama-se Inteligência, como sabemos que se sobrepõem à ela.

 

Por isso todos podem criar

Muita gente o faz, mas nem se dá conta de que é Criador.


Se você é mãe, você cria seus filhos, se for fazendeiro, criará seu gado, se artista, criará obras artísticas, se você for um pintor ou um formatador, novas formas poderão ser criadas retirando tudo de sua imaginação e sensibilidade ao criar. Combinar novas cores, novas formas, um aspecto novo para seu trabalho. Se observarmos bem, neste texto existem muitas imagens criadas em Computador. Dando leveza e alegria ao mesmo. Não acham?

 

 

Portanto, como podemos ver, todo Homem é uma Inteligência Criadora!

 



  

 

Tubes: Claudia Viza/Guismo/TReagen
Wav: Charlie Chaplin - Les Temps modernes
 

 

 

 

Voltar

 

 

Melhor Visualização: 1024 X 768

Webdesigner: JoiceGuimarães