Pinceladas sobre Arte

(16ª parte)

 

"A Arte se renova a cada obra, para no futuro contar a sua História!"
Aline Santiago



É bom sabermos pequenos detalhes sobre Arte
para entendermos melhor nossos Artistas Formatadores e Poetas.

 

Renovar-se!
Nídia Vargas Potsch

Cada obra tem um Tempo!
Se ainda não chegamos
ao final da jornada,
por que interrompê-la
com conjeturas vãs?
Hipóteses que afinal
não nos levam a nada.

Cada obra a seu Tempo!
Caminhando
com mais cuidado através
da chegada da maturidade,
do olhar mais acurado,
da tranquilidade,
da certeza dos desejos e
de muitos sonhos
ainda por satisfazer,
devemos seguir
a Mágica da Vida,
reflorindo e perfumando
o canteiro da Existência,
com vigor, fé e muito amor.

@Mensageir@
Rio, 25/04/2010

 

 

Arte e Modernas Tecnologias
 


Os novos meios tecnológicos, como fotocópia (xerox), vídeo, telefone, fax, holograma, heliografia e a alta tecnologia dos computadores, satélites, raios laser, estão gerando novas linguagens artísticas, novas formas de percepção da Arte e do Mundo. A Arte Tecnológica abrange várias produções artísticas contemporâneas. Vejamos:



Vídeo-Arte


Forma de arte em si diferente da televisão comercial, que emprega uma câmera de filmagem e o vídeo como ferramenta criativa e transfere esta criação artística para uma tela de televisão. O artista de vídeo-arte utiliza imagens, sons, músicas, animações e gráficos em 3 dimensões para transmitir uma mensagem.

 

Pipilotti Rist - "Ever is over All" - 1997
(Para ver mais obras, entre no Google coloque o nome da artista e clica em imagens.)

 

Vídeo-Texto


Associação do telefone, do computador, como banco de dados e do televisor para apresentação de criação artística. Poetas e Artistas Plásticos se juntaram para experimentarem a sensibilidade do novo meio.

Feito para Pirelli pneus

 

Fax

Arte conhecida como Faxmania, utiliza o fax para criar diálogo entre dois artistas à distância rompendo a postura egocêntrica do criador, permitindo um intercâmbio de informações e imagens com o intuito de recriar realidades.

                     

 

Holografia


É um processo que emprega a fonte de luz do raio lasar como instrumento para os trabalhos de arte, utilizando uma chapa fotográfica onde se registram imagens.

     

                                               Patrick Boyd                            Holografia de alta definição - 3D

 

Heliografia


Processo de decalque fotográfico de desenho: a traços, plantas, mapas, etc... É utilizado pelos artistas como suporte de seus trabalhos, podendo estar associado a outras linguagens como a pintura, por exemplo.

Papel vegetal

 

Xerografia


Utilização da máquinas de fotocópia com inúmeros recursos de criação artística: copiar, xerocar cópias de cópia, duplicar, reduzir, aumentar, podendo estar associado a outras linguagens, como colagens e pinturas, também.

 

           

Richard Hamilton

 

Arte por Computador


O acesso dos artistas e formatadores (que também são artistas) ao computador, lhes deu a oportunidade de explorar as possibilidades dessa máquina, criando uma linguagem artística decorrente da tecnologia.
A perspectiva de criar mundos e realidades virtuais vem fascinando e desafiando muitos formatadores e artistas por insinuar um imenso universo a ser desvendado.
O Computador é, portanto, mais uma ferramenta do estúdio do artista ou na casa do formatador. Agora com os Lap tops mais leves e mais bem aparelhados, em qualquer lugar que se queira levar.

 

   

Celito Medeiros - Poeta e Artista Plástico

 

Muitas vezes acontece de utilizarmos diferentes linguagens para a execução de um trabalho artístico. Aproveitando os recursos da xerografia, podemos acoplá-la a um computador, adicionando novos recursos, como: inverter, distorcer, ampliar imagens e a utilizar efeitos gráficos especiais.

Enquanto o Homem continuar ampliando suas conquistas tecnológicas, a Arte continuará, por conseqüência, a descobrir novas linguagens artísticas, pois, sempre perto de um engenheiro, matemático ou programador de dados, haverá um artista para recriar as realidades.

 

Fonte: Apostilas Colégio Pedro II - Artes Visuais.
Ensino Fundamental e Segundo Grau.




          
  

 

Tubes: Claudia Viza/Guismo/TReagen
Wav: Charlie Chaplin - Les Temps modernes
 

 

 

 

Voltar

 

 

Melhor Visualização: 1024 X 768

Webdesigner: JoiceGuimarães