Pinceladas sobre Arte

(5ª parte)


"Ao observar uma obra de arte nos sentimos bem, arrebatados, exaltados,
felizes. Através dela fazemos experiência da beleza e
da verdade deslumbrante das aparências!"
Buzzi, A.

 

A Experiência Estética!
O Homem como...
uma Força Criadora e/ou Destruidora:

Exemplos:

O Belo Artístico - Força Criadora.
Pichações - Força Destruidora

 

Ao contrário do que a grande maioria pensa, o Belo Artístico, não é só aquele que retrata e transmite a beleza e a perfeição da natureza, das formas ao nosso redor, dos sentimentos e emoções humanas. Qualquer assunto poderá vir a ser tema e inspirar uma Obra de Arte. Desde que o artista trabalhe com técnicas apropriadas e transmita uma emoção estética. Aquela que "Afeta e mexe com o seu íntimo".

 

O Grito - Munch

 

Senão vejamos:


As obras de arte expressam um pensamento, uma visão do mundo e provocam uma forma de inquietação no observador, uma sensação especial, uma vontade de contemplar, uma admiração emocionada ou uma comunicação com a sensibilidade do artista em questão. A este conjunto de sensações chamamos de Experiência Estética.

Mas nem sempre esta experiência estética está ligada unicamente ao prazer.As vezes ficamos inquietos, pensativos, emocionados, tristes, amedrontados ou mesmo assustados diante do que estamos vendo lendo ou ouvindo, principalmente, na atualidade. Há artistas que procuram provocar o público, causar um choque, mesmo. O que nos atrai é a sensibilidade, a imaginação, a percepção especial que cada trabalho artístico nos proporciona.

 


Guernica - Picasso

                                       

Portanto, a Experiência Estética é sempre transformadora. Ela nos modifica pela emoção que nos proporciona e nos faz questionar, imaginar, sonhar, refletir e tirar nossas própria conclusões.
Pensaram no pequeno exercício que deixei com vocês nas Pinceladas sobre Arte 3?  Sobre o OVO!

É muito simples. Foi um bom exemplo de Experiência Estética.

Se pensarmos no que é a representação de um ovo, a VIDA, será fácil, o resto. A Morte de uma Vida. O fim representado pela ação do artista ao fincar a faca no ovo.

Assim teremos muitas outras imagens e suas representações que nos fazem aguçar os Sentimentos e as Emoções, sempre.

Como no caso das imagens de nossos poemas lindamente representados por nossos formatadores(as). Belo trabalho o deles que complementam aquilo que dissemos através de palavras, formando um conjunto emocionante e questionador muitas vezes, mas tão sensível que toca nossas almas e nossos corações.
 


  

 

Tubes: Claudia Viza/Guismo/TReagen
Wav: Charlie Chaplin - Les Temps modernes
 

 

 

 

Voltar

 

 

Melhor Visualização: 1024 X 768

Webdesigner: JoiceGuimarães