Pinceladas sobre Arte

(7ª parte)


"No momento, meu espírito está inteiramente tomado pela lei das cores!"
Van Gogh

 

Pintando o Vento
Nídia Vargas Potsch
(indriso)

Ao sopro de brisa suave
balança alma sonhadora
pensando ser astronauta...

Pelos céus infindos vagueia
Procura pintora insólita pra
Matizar ventos à mão-cheia...

Onde há Cor, a Luz está presente.
Vida sem colorido, Alma sem Poesia!


@Mensageir@
Rio, 13/01/10

 

 

A Magia das Cores
Nídia Vargas Potsch



Você já imaginou se a Natureza fosse como uma fotografia em preto e branco? Ou tudo que ao nosso redor existe? Não seria monótono, triste? Percebemos que estamos cercados por um mundo de objetos coloridos, durante o dia. Quando chega a noite, ou, se as luzes estão apagadas, este mundo colorido simplesmente desaparece diante de nossos olhos. Por quê? Isto ocorre porque as condições de luminosidade se alteram; isto é, a luz se modificou. Portanto, a Cor é um fenômeno físico.

Parece difícil de acreditar, mas a cor em si, não existe de forma independente da luz. Ela, a cor, é gerada pela luz. A sensação das cores é provocada pela impressão que os raios luminosos produzem em nossos olhos. A luz é a condição especial para a existência das cores.

Sem luz não existem cores.
Cor é Luz!

 

"Por sermos parte de um mundo colorido, mergulhados nele, não damos valor e, muitas vezes, nem percebemos o quanto as cores são importantes em nossas vidas. Só nos preocupamos com elas quando temos que decidir qual cor usar. Quando precisamos usá-las e combiná-las. Seja para realçar uma peça de roupa com um cinto, para encapar um livro, para pintar um quadro, para fazer uma formatação, para descrever determinada situação numa poesia, etc. Procuramos escolher, então, aquela cor preferida, agradável aos nossos sentidos ou que condiz melhor com a nossa personalidade. Por isso, algumas pessoas gostam de cores berrantes em tudo que usam e possuem, outras preferem cores mais suaves e discretas, compondo e definido as personalidades."

"As Cores exercem determinado efeito sobre as pessoas. Há cores que nos induzem à movimentação, à dança, como no Carnaval onde tudo é colorido, principalmente com tons de vermelho, laranja, amarelo, e outras nos predispõem à calma e à paz, como no caso de clínicas e hospitais onde prevalecem os tons de azuis e verdes. Elas podem transmitir ideias e conceitos, também, com uma função simbólica muito importante em nosso dia a dia."

  

Em nossa cultura temos vários exemplos destes símbolos conhecidos por todos:
cor azul para meninos, rosa para meninas, preto, luto, branco, paz, verde e amarelo, lembra a Bandeira Nacional, etc.

 

 

Vamos fazer uma observação interessante? Abra as portas do seu guarda-roupa e olhe as cores de roupas que você tem. Principalmente as penduradas nos cabides por que são mais fáceis de serem observadas. Quantas cores existem, quantas nuances da mesma cor? Há equilíbrio entre elas? Você é discreto e tímido, espalhafatoso e extrovertido ou uma mistura dos dois?

Repare como a Cor é importante em nossas vidas.

COR É VIDA!

                                      

                             
  

 

Tubes: Claudia Viza/Guismo/TReagen
Wav: Charlie Chaplin - Les Temps modernes
 

 

 

 

Voltar

 

 

Melhor Visualização: 1024 X 768

Webdesigner: JoiceGuimarães